CO2 está fazendo a estratosfera terrestre encolher

Efeitos vão da maior passagem de raios ultravioleta do Sol para a superfície do planeta a alterações na trajetória de satélites

Estratosfera terrestre: em processo de encolhimento. Crédito: Nasa

A estratosfera é a segunda camada da atmosfera, começando a partir da superfície da Terra, e está encolhendo por causa das emissões de gases de efeito estufa. Faz algum tempo que a ciência sabe que a troposfera está aquecendo, mas que a vizinha de cima está esfriando e encolhendo (a troposfera é a primeira camada, aquela onde vivemos). Essa contração vem do fato de ela estar esfriando – gases frios ocupam menos volume do que gases quentes – e porque a vizinha de baixo está se aquecendo e expandindo-se, ocupando mais espaço. Um trabalho que acaba de sair na Environmental Research sugere que esse encolhimento vem-se acelerando neste século e que a camada, de quase 30 km de extensão, pode encolher quase 5% até o final do século.

A razão pela qual o CO2 aquece aqui embaixo e esfria lá em cima ainda é objeto de muita modelagem e muita medição. A explicação mais simples é que uma molécula de CO2 na estratosfera já não recebe tanta radiação refletida da superfície, já que esta foi bastante absorvida pela camada de baixo. Ao mesmo tempo, a molécula perde energia irradiando para o espaço sem obstáculos. Perdendo energia, a molécula esfria. Jeremy Plester comentou o trabalho no The Guardian.

A camada de ozônio fica na estratosfera. A contração da camada pode reduzir a probabilidade de uma molécula de ozônio absorver um raio ultravioleta, o que acaba aumentando sua incidência na superfície da Terra. Outro problema é que os satélites navegam nessa camada. Com a camada se contraindo, sua densidade aumenta, alterando as trajetórias desses satélites. Imagine os sistemas de GPS mudando seu carro de lugar por conta do aumento do CO2 na estratosfera.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago