Com 2,15m, turca entra para o Guinness como mulher mais alta do mundo

Com 2,15m, turca entra para o Guinness como mulher mais alta do mundo
Com 2,15m, turca entra para o Guinness como mulher mais alta do mundo (Foto: PA)

Uma mulher turca de 2,10 metros de altura entrou para o Guinness após ser oficialmente nomeada a mulher viva mais alta do mundo.

Rumeysa Gelgi, da província de Karabük, na Turquia, disse que espera que sua estatura, que é o resultado de uma condição chamada síndrome de Weaver, que causa crescimento acelerado, possa ajudar a inspirar outras pessoas a se aceitarem.

“Cada desvantagem pode ser transformada em uma vantagem para você, então aceite-se como você é, esteja ciente de seu potencial e dê o seu melhor”, disse Rumeysa, de 24 anos.

Em 2014, ela também alcançou um recorde mundial quando foi nomeada a adolescente mais alta viva, e desde então tem usado sua plataforma para conscientizar as pessoas sobre doenças raras. Por conta de problemas de mobilidade relacionados à sua condição, ela usa principalmente uma cadeira de rodas para se locomover, embora ela possa andar com a ajuda de um andador.

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Guinness World Records (@guinnessworldrecords)

Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, disse que foi uma “honra” recebê-la de volta aos livros dos recordes. “Seu espírito indomável e orgulho de se destacar na multidão são uma inspiração”, disse ele. “A categoria de mulher viva mais alta não é aquela que muda de mãos com frequência, então estou animado para compartilhar essa notícia com o mundo.”

No entanto, Zeng Jinlian, da província de Hunan, na China, permanece sendo a mulher mais alta já registrada. Ela tinha 2,46 metros de altura, mas morreu em 1982. O homem vivo mais alto do mundo, Sultan Kösen, também é da Turquia e entrou para o Guinness em 2018 por medir 2,51 metros de altura.

Saiba mais

+ CPF do remetente deverá constar nas encomendas enviadas pelos Correios
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Astrônomos chegam a consenso sobre a idade do universo
+ Fã ‘faz diagnóstico’ de hérnia em Rafa Kalimann, que confirma
+ Corpo de responsável por câmeras de clube onde petista foi assassinado é encontrado no Paraná
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Veja objetos, símbolos e amuletos que atraem riqueza
+ Anitta conta o que a levou a fazer tatuagem no ânus
+ Ancestral humano desconhecido deixou pegadas estranhas na África