Com aval oficial, hambúrguer vegetariano pode ser vendido nos EUA

A leg-hemoglobina de soja, ingrediente que faz o hambúrguer parecer “sangrar”, foi considerada segura para consumo pela FDA

Hambúrguer vegetariano da Impossible Foods: sinal verde da FDA. Foto: Divulgação

A US Food and Drug Administration (FDA), agência governamental que regula alimentos e bebidas nos Estados Unidos, aprovou um ingrediente-chave nos hambúrgueres à base de vegetais da empresa Impossible Foods, abrindo caminho para que eles sejam colocados à venda diretamente aos consumidores.

Segundo a agência de notícias Reuters, a FDA considerou “segura” a leg-hemoglobina de soja, substância baseada em proteína usada para fazer o produto da Impossible Burger “sangrar” feito carne de verdade. A empresa anunciou que seu hambúrguer estará à venda em “lojas selecionadas” em setembro.

Também conhecida como “heme”, a leg-hemoglobina de soja é encontrada nos nódulos das raízes da planta e se assemelha à hemoglobina, proteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos. A Impossible Foods usa engenharia genética para aumentar os volumes de heme para produção.

 

LEIA TAMBÉM: Maior parte da “carne” comida em 2040 não virá de animais mortos

 

Com esse aval da FDA, a rede Burger King decidiu colocar à venda na próxima semana o Impossible Whopper em suas 7.200 lanchonetes dos Estados Unidos, informou o jornal “The Guardian”. Seguindo a ação de sua concorrente local White Castle, a cadeia de fast food havia feito no início deste ano um teste na cidade de Saint Louis, onde registrou um aumento em mais de 18% na frequência, de acordo com o site TechCrunch. Resultados de vendas em outras regiões do país também animaram a rede.

blog comments powered by Disqus