Comer castanhas ajuda a controlar o peso, diz pesquisa

Uma inclusão de 14g de frutas oleaginosas de vários tipos na dieta dos participantes foi associada a um ganho de peso menor e também reduziu o risco de obesidade em 15% nos voluntários

Comer castanhas ajuda a controlar o peso, diz pesquisa / Imagem de ExplorerBob por Pixabay

Os benefícios das castanhas para a saúde já são largamente conhecidos. Agora, uma nova pesquisa americana mostrou que o consumo delas também ajuda a controlar o peso, mesmo que elas sejam calóricas.

O estudo acompanhou quase 145 mil homens e mulheres, com idades entre 24 e 75 anos, durante cerca de vinte anos. Em média, considerando todos os participantes, eles ganharam 0,32 quilo por ano. Uma inclusão de 14 gramas de frutas oleaginosas de vários tipos (castanhas, nozes e amendoim) na dieta dos participantes foi associada a um ganho de peso menor, e também reduziu o risco de obesidade em 15% nos voluntários.

LEIA TAMBÉM: Obesidade infantil é um dos maiores desafios do século 21

As castanhas são ricas em fibras, e isso ajuda a dar mais saciedade. Além disso, essas fibras ajudam a eliminar a gordura do corpo.

As castanhas também são repletas de vitaminas, minerais e ácidos graxos insaturados. Por terem um alto teor de gordura, elas podem ser percebidos como um alimento não saudável, principalmente por quem está tentando manter ou perder o peso. Porém, essa pesquisa mostra que essa percepção não é verdadeira, principalmente se a quantidade consumida for moderada.