Como dar carona em tempos de covid-19

Simulações indicam que a melhor fórmula é manter todos os vidros do veículo abertos; em dias de chuva, recomendação é abrir as janelas mais distantes dos ocupantes

Táxis: a pandemia de covid-19 exige novos comportamentos de motoristas e passageiros. Crédito: Pikrepo

Permanecer com outras pessoas em um carro aumenta o risco de contrair doenças infecciosas transmitidas pelo ar, como a covid-19. Como, então, dar carona para um conhecido ou tomar um táxi com segurança?

Para descobrir, o físico Varghese Mathai, da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e colaboradores realizaram simulações computacionais do fluxo de ar e do transporte de partículas e aerossóis em um carro transportando duas pessoas.

Conclusão: a melhor forma de reduzir o risco é manter todos os vidros abertos. Quando não for possível – por exemplo, em um dia de chuva –, a saída mais eficiente é abrir as janelas mais distantes dos ocupantes: a dianteira direita e a traseira esquerda, no caso de um passageiro sentado à direita no banco traseiro (“Science Advances”, 1º de janeiro). Essa configuração cria uma cortina de ar entre o motorista e o carona.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança