Como pássaro no ninho

No Paquistão, sobrevivente de enchente dorme em abrigo improvisado nas proximidades da aldeia de Shah Jamal

No Paquistão, sobrevivente de enchente dorme em abrigo improvisado nas proximidades da aldeia de Shah Jamal, totalmente inundada em agosto. O nível das águas baixou desde então, mas muitos sobreviventes que tiveram suas casas destruídas ainda vivem em barracas e passam necessidade. A ONU aprovou uma ajuda de emergência de US$ 460 milhões de dólares. O governo paquistanês informa que 14 milhões de pessoas foram direta ou indiretamente afetadas pelas inundações. 16 mil pessoas morreram na catástrofe.

O real tamanho dos dinossauros

A cartilagem que conectava os ossos dos dinossauros era bem espessa, podendo tornar o réptil mais alto que o imaginado, assinala um estudo publicado no periódico PloS ONE. Os triceratops e os braquiossauros teriam sido 10% mais altos. A descoberta pode levar a estudos futuros sobre postura e movimento dos dinossauros.

 

Gene do altruísmo

Pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, acreditam ter encontrado o gene responsável pela generosidade. O estudo foi feito com 100 pessoas que eram colocadas em situações em que poderiam ser generosas, como fazer doações; depois dessas simulações, foi realizado um teste de DNA. A conclusão foi de que os que possuíam a variável COMT val doaram o dobro da quantidade doada por quem tinha a variante COMT met do gene.

Florestas egípcias “feitas à mão”

Projeto do governo egípcio utiliza água residual para transformar áreas desérticas em florestas feitas pelo homem. O país produz anualmente 7 milhões de metros cúbicos de água residual, uma substância rica em nitrogênio, micronutrientes e outros elementos benéficos à fertilidade. Já foram plantados 71 mil quilômetros quadrados de floresta. A vegetação é escolhida com base em análise de solo, clima e água.

Internet no teto do mundo

Desde outubro, quem se arriscar pelas encostas geladas do Monte Everest já poderá, nos intervalos da escalada, verificar e-mails ou navegar na internet. A empresa de telecomunicações nepalesa Ncell instalou uma rede de telefonia móvel 3G nas proximidades da montanha e garante que sua cobertura alcança inclusive o cume. A Ncell anunciou que sua rede proporciona, pela primeira vez, um serviço de celulares para moradores, turistas e montanhistas.

 

 

Estudo feito por cientistas norteamericanos e alemães publicado na revista Current Biology mostrou que os cérebros do homem moderno e o de Neandertal são similares no nascimento e só se diferenciam a partir do primeiro ano de vida.

 

O perigo do álcool

Um estudo britânico divulgado na revista médica Lancet coloca o álcool como uma droga mais perigosa para a saúde do que a heroína ou o crack. O trabalho é uma atualização de outra pesquisa, realizada em 2007, segundo a qual o álcool e o tabaco, ambos com venda legalizada em boa parte dos países do mundo, apresentam mais periculosidade do que a maconha e o LSD.

Onda de mães de meia-idade

Segundo dados do Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido, o país sofre um boom de mulheres com mais de 50 anos de idade tendo bebês. No ano passado, 107 mulheres acima dos 50 anos deram à luz, um aumento de 55% em relação a 2008. A causa disso é a mudança da postura de clínicas particulares de fertilização in vitro, que antes não aceitavam tratar muitas mulheres nessa faixa etária.

2 bilhões

de usuários foi a marca alcançada pela internet em 2010, segundo a ONU. Nos últimos cinco anos, o número de usuários dobrou no mundo. Dos 226 milhões de usuários conquistados em 2010, 162 milhões vêm de países em desenvolvimento.

9,5

quilômetros por semana de caminhada protegem o cérebro do encolhimento com a idade, que pode causar problemas de memória. Essa descoberta norteamericana, publicada na revista Neurology, deve estimular a elaboração de testes físicos voltados à prevenção de demência e doença de Alzheimer.

4%

dos problemas de infertilidade masculina por dificuldade na produção de espermatozoides estão relacionados a mutações no gene NR5A1, segundo estudo publicado no periódico American Journal of Human Genetics.

 

Pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP estudam modos de reproduzir aromas naturais por meio de síntese orgânica. Os bioaromas (nome dos aromas feitos nesses laboratórios), obtidos por meio enzimático ou por fermentação microbiana, são menos prejudiciais ao meio ambiente.

 

O DNA único de Ozzy Osbourne

A empresa Knome sequenciou o genoma de Ozzy Osbourne, vocalista da banda de heavy metal Black Sabbath, e constatou que ele tem variantes genéticas nunca vistas. Muitas delas se relacionam a como seu cérebro processa a dopamina. Osbourne possui 2,6 vezes mais chance de ter experiências alucinógenas quando está sob efeito de maconha e seis vezes mais predisposição à dependência de álcool, além de ser mais propenso a viciar-se em cocaína. Além disso, o metabolismo do cantor não processa bem o café.

 

Robonauta vai ao espaço

O Robonauta 2, o R2, será o primeiro robô humanoide a ir ao espaço com a tripulação da nave Discovery, da Nasa. A primeira missão do R2 é servir de objeto de análise de como os robôs se comportam no espaço para que, posteriormente, realizem reparos e trabalhos científicos fora da nave.

79%

das adolescentes brasileiras se sentem inseguras ao acessar à internet, de acordo com uma pesquisa feita pela ONG Plan Brasil e pela entidade norte-americana Parceria para a Proteção da Criança e do Adolescente (CPP). O estudo também aponta que a falta de familiaridade com novas tecnologias dificulta ações efetivas dos pais dos jovens.

25%

dos internautas brasileiros disseram ser influenciados por plataformas de redes sociais digitais na hora da compra, segundo pesquisa do Ibope Mídia. Os usuários têm alto nível de interação com as redes: 96% deles absorvem conteúdo delas, 83% compartilham informações e 44% avaliam dados.

20%

da energia global em 20 anos poderia provir do vento, avaliam o Global Wind Energy Council (GWEC) e o Greenpeace. Só em 2009, o mercado global do setor cresceu 41,7%, ante um crescimento anual médio de 28,6% nos 13 anos anteriores.

 

 

Elefante: patrimônio nacional indiano

O titular do Ministério do Meio Ambiente da Índia, Jairam Ramesh, declarou que em breve o elefante será patrimônio nacional do país, para que se reforcem as medidas de proteção a ele. Na Índia, vivem 60% dos elefantes da Ásia.

 

Turismo de luxo no Tibete

Vôos regulares e um moderno serviço ferroviário fizeram o turismo para a região himalaiana da China crescer muito – nos nove primeiros meses deste ano, 5,8 milhões de pessoas foram até lá, 23% a mais do que no mesmo período de 2009. Com isso, Lhasa, a capital do Tibete e cidade-símbolo do budismo tibetano, já ostenta hotéis cinco-estrelas. No novíssimo St Regis Lhasa Resort, por pelo menos R$ 550 de diária o cliente tem um quarto com tevê de plasma, banda larga e banheiro em mármore.

AGENDA

● Festival de Dança de Joinville

Competição de dança com sete gêneros: balé clássico de repertório, balé clássico, dança contemporânea, sapateado, jazz, dança urbana e dança popular. As inscrições estão abertas até 2011.

Quando: de 20 de julho a 30 de julho de 2011 (das 19h às 22h30).

Onde: Centreventos Cau Hansen (Av. José Vieira, nº 315. Bairro América – Joinville – SC).

Inscrições: até 30 de março (Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos) e até 22 de fevereiro (Mostra Contemporânea).

Mais informações: www.festivaldedanca.com.br

● Arte com tecnologia

Grupo da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza a mostra Balbucio de Tecnologia Ordinária, com o objetivo de produzir arte por meio da incorporação de ferramentas tecnológicas simples, presentes na vida cotidiana das pessoas.

Quando: até 17 de dezembro (terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 18h).

Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste- Fortaleza (R. Floriano Peixoto, 941, Fortaleza, CE).

Quanto: grátis.

Mais informações: tel. (85) 3464-3108.

● EcoTech 2010

O tema do fórum ambiental deste ano, organizado pela Academia de Engenharia e Arquitetura e Arqpress, é “Desafios e tendências para uma arquitetura sustentável: materiais e energia”, para profissionais de arquitetura, engenharia e design.

Quando: 2 e 3 de dezembro.

Onde: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions (R. Martins Fontes, 71, São Paulo, SP).

Inscrições: site www.forumecotech.com.br

Mais informações: tel. (11) 2626-0101.

 

COMPARTILHAR