Como ter certeza de que você está usando sua máscara do modo certo

Máscara com duas camadas? Com válvula? Que deixa o nariz descoberto? Colocada no pescoço enquanto come ou bebe? Confira a seguir instruções para usar sua máscara da maneira mais eficiente possível

Máscara de pano: o recomendado é ter duas camadas. Crédito: Pikist

Quer você concorde ou não com a ordem de usar máscara, muitos de nós faremos isso durante nossas atividades diárias.

Sou professora de enfermagem na Universidade Purdue, onde um colega e eu ministramos uma aula que detalha a história da saúde ao longo dos séculos. Entre outras coisas, os alunos descobrem que a razão original para uma máscara de pano, que remonta ao final do século 19, é a mesma de hoje: para proteger os outros dos germes de quem a usa. Compreender essas práticas passadas, dizem os alunos, os torna cuidadores melhores.

Com isso em mente, aqui estão cinco maneiras de você aproveitar ao máximo o uso de uma máscara em público.

LEIA TAMBÉM: Uso de máscara pode amenizar ou suprimir sintomas de covid-19

1) Nem todas as máscaras são criadas iguais

As máscaras de pano são consideradas adequadas para uso geral em público. A Mayo Clinic [organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares dos EUA – N. da R.] recomenda uma máscara com duas camadas. Isso significa que a bonita reversível que sua vizinha costurou para você foi aprovada. Não recomendado: máscara com válvula. Embora o usuário respire o ar filtrado, o ar não filtrado é empurrado para fora na expiração. Isso anula a proteção para os outros.

2) Lave, lave, lave as mãos

Antes de colocar a máscara, lave as mãos. Esse é um princípio básico de controle de infecção. Sempre que entrar em contato com seu rosto, faça-o com as mãos limpas. Isso inclui esfregar os olhos, limpar os lábios ou coçar o nariz. Da mesma forma, depois de remover a máscara, lave as mãos novamente.

Não mexa na máscara enquanto ela estiver no lugar. Esse não é o momento de tomar um gole de seu café com leite ou comer seu lanche. Coma e beba em um ambiente onde você possa se distanciar socialmente dos outros por pelo menos dois metros. Se você precisar ajustar a máscara quando estiver colocada, limpe as mãos em seguida. Para sua conveniência, leve um desinfetante para as mãos com você.

3) Essa máscara me faz parecer inteligente?

A máscara deve ser ajustada confortavelmente, sempre cobrindo o nariz e a boca, e presa sob o queixo. Cobrir apenas a boca é inútil. Os humanos inspiram e expiram pelo nariz e pela boca. E o objetivo da máscara é bloquear a transmissão de germes pelo ar, que pode ocorrer quando se exala (espalha germes) ou inspira (absorve germes) pelo nariz ou pela boca.

A Organização Mundial de Saúde oferece dicas para usar sua máscara com segurança.

4) Quando terminar

Quando chegar a hora de tirá-la, limpe as mãos e agarre as fitas ou presilhas para afastar a máscara do rosto. Dobre a máscara sobre ela mesma de forma que os cantos externos fiquem juntos. Não coloque a máscara na testa como uma faixa de cabelo, ou em volta do pescoço como um lenço. Coloque a máscara em um recipiente para ser lavado. E então lave as mãos.

5) Limpe a máscara

Lave a máscara com outra roupa usando seu detergente comum. Se estiver usando uma máquina de lavar, use a água mais quente possível, que seja segura para o tipo de pano usado para fazer a máscara.

Para a secagem vale o mesmo: use a temperatura mais alta possível para o tecido. Em seguida, deixe secar completamente antes de usar novamente.

Se lavar a máscara à mão, use um alvejante desinfetante. Siga as instruções do produto para criar a diluição apropriada e, em seguida, mergulhe a máscara por cinco minutos. Enxágue com água fria e coloque para secar ou pendure na luz solar direta. Tenha cuidado para não esticar o tecido; isso pode danificar a máscara.

Como ex-enfermeira de sala de cirurgia, sei que as máscaras são desconfortáveis. A menos que seja Carnaval ou Halloween, não é divertido usá-las. Mas não estamos tentando nos divertir. Estamos tentando manter a nós mesmos, nossas famílias e nossas comunidades seguras. Portanto, pesquise no Google pela máscara perfeita para mostrar sua personalidade e use-a corretamente com orgulho!

 

* Joy Pieper é professora assistente clínica de Enfermagem da Universidade Purdue (EUA).

** Este artigo foi republicado do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original aqui.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança