Concentração de CO2 na atmosfera subiu mesmo com quarentenas

Segundo a Organização Meteorológica Mundial, acúmulo de dióxido de carbono no ar deverá aumentar este ano, em ritmo ligeiramente menor

Poluição do ar: redução de emissões não significará queda de concentrações de dióxido de carbono na atmosfera este ano, porque estas resultam de emissões acumuladas em 2020 e em anos anteriores. Crédito: © Arquivo/Agência Brasil

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera continuou a aumentar este ano, apesar do confinamento global devido à pandemia da covid-19, revelou ontem (23) a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A agência das Nações Unidas registrou em 2019 aumento considerável das emissões de gás de efeito estufa, que atingiu 410 partículas por milhão, e o ritmo não parou de aumentar em 2020, apesar de muitos países terem praticamente parado a atividade econômica.

“A queda das emissões relacionada com o confinamento representou apenas um pequeno ponto na curva de longo prazo, que devemos achatar de forma continuada”, afirmou o secretário-geral da organização, Petteri Taalas.

De acordo com o boletim divulgado hoje, durante o período de confinamento mais intenso, as emissões globais diminuíram cerca de 17%.

LEIA TAMBÉM:

A OMM considera muito difícil estimar a redução anual total das emissões em 2020, mas admite que possa estar entre 4,2% e 7,5%.

No entanto, essa redução de emissões não significará queda de concentrações de dióxido de carbono na atmosfera este ano, porque estas resultam de emissões acumuladas em 2020 e em anos anteriores.

A concentração de dióxido de carbono deverá aumentar este ano, mas a um ritmo ligeiramente menor, sem ultrapassar as flutuações habituais do ciclo do carbono observadas de um ano para outro.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua