Conheça o phloeodes diabolicus “o besouro indestrutível”

Besouro é inquebrável. Foto: Reprodução/Facebook

Phloeodes diabolicus, conhecido como o besouro de ferro e seu exoesqueleto praticamente indestrutível

O diabólico besouro de ferro é como um pequeno tanque de seis pernas. O exoesqueleto robusto do inseto é tão resistente que ele pode sobreviver até se ele for atropelado por carros. Além disso, muitos dos possíveis predadores não têm a menor chance por não conseguir quebrá-los.

+ Cientistas reconstroem besouros do período Cretáceo
+ Vida animal: a hora de brigar ou desistir
+ Cientistas descobrem estrelas-bebês em um “pretzel cósmico”

A espécie chamada phloeodes diabolicus é basicamente um quebra-queixo da natureza. Agora, algumas análises de imagens feitas em microscópio, modelos de impressão 3D e simulações de computador da “armadura” do besouro mostraram os segredos da sua força.

Estruturas fortemente interligadas e de absorção de impacto que conectam as peças do exoesqueleto do besouro o ajudam na sobrevivência e resistem a enormes forças que poderiam esmagar o inseto. O relato foi feito por pesquisadores na revista acadêmica Nature nesta quinta-feira (22).
Essas descobertas feitas recentemente são muito importantes, pois podem inspirar novos designs mais resistentes para coisas do cotidiano dos humanos como armaduras corporais, edifícios, pontes e carros.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança