Um enorme iceberg se formou no lado oeste da plataforma de gelo Ronne, no Mar de Weddell, na Antártida. O iceberg, apelidado de A-76, mede cerca de 4.320 km2, o que o torna atualmente o maior iceberg do mundo.

Identificado em imagens recentes capturadas pela missão Copernicus Sentinel-1, o iceberg tem cerca de 170 km de comprimento e 25 km de largura. É um pouco maior do que a ilha espanhola de Maiorca.

A enormidade do iceberg o torna o maior do mundo, arrebatando o primeiro lugar do iceberg A-23A (aproximadamente 3.880 km2 de tamanho), que também está localizado no Mar de Weddell. Em comparação, o iceberg A-74, que quebrou a plataforma de gelo Brunt em fevereiro deste ano, tinha “apenas” 1.270 km2.

O iceberg foi localizado pela British Antarctic Survey e confirmado pelo US National Ice Center usando imagens do Copernicus Sentinel-1. A missão Sentinel-1 consiste em dois satélites de órbita polar que dependem de imagens de radar de abertura sintética de banda C, retornando dados independentemente de ser dia ou noite. Isso nos permite a visualização durante todo o ano de regiões remotas como a Antártida.

Os icebergs são tradicionalmente nomeados a partir do quadrante antártico em que foram originariamente avistados, depois um número sequencial e, se o iceberg se quebrar, uma letra sequencial.