Covid-19: site calcula quanto papel higiênico é preciso para quarentena

Segundo os criadores do How Much Toilet Paper, há pessoas estocando 500% da quantidade de papel higiênico de que precisam para enfrentar o período de isolamento em casa

Papel higiênico: "preciosidade" em tempos de coronavírus. Crédito: Alexas Fotos/Pixabay

Aparentemente devido a um efeito manada, boa parte dos habitantes do planeta colocou em sua lista de prioridades totais, nos tempos de pandemia de coronavírus, a compra de papel higiênico. Em alguns lugares, o artigo ficou tão raro quanto álcool em gel ou máscara para o rosto.

Mas será que fazer estoques de papel higiênico é tão necessário assim? Segundo uma análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) baseada no estudo de cerca de 56 mil pacientes na China, a diarreia, um dos sintomas associados à Covid-19, apareceu em apenas 4% dos casos. E por enquanto, mesmo nas localidades em quarentena no Brasil, as idas aos supermercados continuam autorizadas.

Se você tem dúvidas sobre a quantidade adequada, o site Olhar Digital apresenta uma ferramenta que vai ajudar na hora de fazer os cálculos, disponível no site How Much Toilet Paper. Trata-se de uma espécie de calculadora que mostra o número certo de rolos necessários para uma pessoa (ou várias, se for o caso).

LEIA TAMBÉM: Três maneiras pelas quais o coronavírus está mudando quem somos

A operação é simples: basta indicar nas barras mostradas a quantidade de rolos que você armazenou e o número médio de visitas diárias ao banheiro. A calculadora analisará os números e apresentará o resultado.

Tela apresentada pelo site How Much Toilet Paper após inserção de dados de consumo. Crédito: How Much Toilet Paper
Adaptações personalizadas

Naturalmente, os cálculos são feitos a partir de padrões preestabelecidos – o site pressupõe um período de quarentena de 14 dias, uma média de 5 limpezas por visita, 2 folhas por limpeza e 160 folhas por rolo. Como os padrões de rolos podem ser diferentes de país para país e a quantidade de folhas por visita fica a critério do usuário, por exemplo, a área “Advanced Options” permite que você adapte a conta aos seus hábitos de consumo.

Uma alternativa que segue no caminho mais detalhado de consumo é o site Got Paper?.  O cálculo aqui inclui até mesmo as folhas usadas para limpeza doméstica (sim, algumas pessoas também usam papel higiênico em casos assim).

Segundo os criadores do How Much Toilet Paper, Ben Sassoon e Sam Harris, seu site ajuda a conscientizar os usuários e a reduzir a falta de papel higiênico no planeta. Ele já foi usado por mais de 5 milhões de pessoas ao redor do mundo. Sassoon e Harris afirmam que, em geral, as pessoas que estocaram papel higiênico possuem 500% a mais do que precisam para uma quarentena de duas semanas. Um exagero flagrante, não?

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança