Ver coisas familiares em lugares ou objetos inusitados é um fenômeno chamado pareidolia, e as sondas espaciais estão levando isso a outros pontos do Sistema Solar. A mais recente novidade no setor foi trazida pela Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da Nasa: uma cratera fotografada por ela tem um formato bem parecido com o de uma orelha, notaram operadores da câmera de alta resolução HiRISE, da MRO, baseados na Universidade do Arizona (EUA).

“É pareidolia, em que vemos características como rostos e padrões onde eles realmente não existem, se a forma realmente se assemelha a algo? Neste caso, estamos olhando para uma cratera de impacto de formato estranho que se parece muito com uma orelha. E uma vez que você vê, é quase impossível des-ver. A cratera tem pouco mais de 1.800 metros de diâmetro. Esta cena está localizada em Chryse Planitia, no hemisfério norte de Marte”, escreveu a equipe da HiRISE em um post no blog, em que a imagem no alto foi a foto do dia na última sexta-feira (5 de agosto).

Chryse Planitia está entre 2 e 3 quilômetros abaixo da altitude média marciana. A depressão fez dessa área o destino natural de muitos rios antigos, incluindo canais de escoamento das terras altas do sul e até mesmo do Valles Marineris.

A estranha de orelha da cratera pode ter sido criada pelo fato de o objeto que a originou ter se partido em vários pedaços durante sua passagem pela atmosfera rumo à sua colisão com a superfície marciana.