Estudo da Universidade de Helsinque, na Finlândia, mostra que o hábito de brincar na natureza traz benefícios para a imunidade das crianças. A pesquisa foi publicada no Science Advances. Os estudiosos chegaram à conclusão após observarem 75 crianças com idades entre 3 e 5 anos em 10 creches do país.

Os cientistas fizeram quatro das instituições trocarem o piso coberto por cascalho de seus parquinhos por um gramado natural. Já os parques das outras seis não mudaram. Durante 28 dias, as crianças foram incentivadas a brincar nos locais. 

Depois do período, os pesquisadores coletaram amostras de pele, sangue e fezes de todos participantes do estudo e perceberam que o micro bioma intestinal e da pele dos alunos das creches reformadas estavam mais diversos. 

O organismo delas também apresentava uma presença maior de proteínas anti-inflamatórias. Com isso, a imunidade deles teve uma melhora significativa. Já as crianças que brincaram em parquinhos cobertos por cascalho não tiveram os mesmos resultados.