Cursos da UFPB terão aulas sobre uso de maconha medicinal

Alunos dos cursos de medicina, biomedicina e farmácia passarão a ter aulas que tratarão de estudos farmacológicos sobre canabinoides, tratamentos e interações medicamentosas

Alunos dos cursos de saúde da UFPB terão disciplina sobre o uso de maconha medicinal / Foto: Abrace (Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança)

A Universidade Federal da Paraíba aprovou a criação da disciplina “Sistema Endocanabinoide e Perspectivas Terapêuticas da Cannabis Sativa e Seus Derivados”, que vai tratar do uso de maconha medicinal.

A partir de outubro, alunos dos cursos de medicina, biomedicina e farmácia passarão a assistir as aulas que tratarão de estudos farmacológicos sobre os canabinoides, tratamentos e interações medicamentosas.

Segundo disse ao G1 a professora doutora Katy Lísias Gondim Dias de Albuquerque, criadora da disciplina, a UFPB é a primeira universidade federal do Brasil a tratar o tema nos três cursos.

Katy disse ao portal que, atualmente, muitas doenças graves não estão respondendo de forma satisfatória à terapia convencional, e que muitas pesquisas estão encontrando uma melhora significativa com produtos à base de cannabis.

Para ele, é dever dos professores e pesquisadores mostrar os alunos que existe uma alternativa terapêutica a partir da maconha para tratar diversas doenças.

 

COMPARTILHAR