Demanda elétrica volta aos níveis pré-pandemia e emissões de CO2 sobem

Emissões mundiais do setor foram 5% mais altas no primeiro semestre de 2021 do que no mesmo período de 2019

Termelétricas voltam a ser mais exigidas após o auge da pandemia - e as emissões sobem. Crédito: Pikrepo

Um levantamento da consultoria Ember mostrou que as emissões do setor de energia em todo mundo, no 1º semestre de 2021, superaram em 5% o patamar registrado no mesmo período em 2019, anterior à pandemia. Na comparação com o 1º semestre de 2020, período inicial da pandemia, o crescimento das emissões foi de 12%.

De acordo com a análise, duas constatações explicam o aumento: a retomada da demanda por energia elétrica, que voltou aos níveis anteriores ao baque causado pela covid-19, e o uso de fontes fósseis de energia para atender ao aumento de demanda. A queima de carvão, por exemplo, também teve um aumento de 5% no último semestre na comparação com o mesmo período em 2019. Isso significa que, a despeito das promessas dos governos e do barateamento da geração elétrica por fontes renováveis, o setor ainda segue queimando combustíveis fósseis para gerar energia.

Vários países, como EUA, Japão, Coreia do Sul, além dos da União Europeia, até conseguiram atingir uma redução de suas emissões provenientes da geração elétrica no 1º semestre de 2021, com a expansão da geração eólica e solar substituindo a queima de carvão. No entanto, o fato de a demanda ainda não ter retornado a patamares normais nesses mercados também contribui para o resultado.

Por outro lado, os países com demanda crescente de eletricidade (como China e Índia) registraram um aumento de emissões, impulsionado pela geração de termelétricas a carvão. “Nenhum país alcançou ainda uma verdadeira ‘recuperação verde’ para o setor de energia”, observou a Ember.

Bloomberg, The Verge e Washington Post repercutiram esses dados.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago