Dente extraído de indiano é o maior do mundo

Dente recordista causava dores na mandíbula, inchaço nas gengivas e bolhas na boca de seu dono

Dente humano: se for muito grande, vai dar problema, como constatou um universitário indiano. Crédito: Pikrepo

Pawan Bhavsar, estudante de engenharia de 20 anos morador do estado de Madhya Pradesh (Índia central), descobriu que a razão de suas dores constantes na mandíbula, inchaço nas gengivas e bolhas na boca era para lá de inusitada, segundo os sites IFLScience! e Times Now Digital.

Bhavsar fez uma consulta ao dentista Saurabh Srivastava, no distrito de Khargone. Srivastava diagnosticou que dois dentes do paciente eram a causa dos problemas e decidiu extraí-los em 29 de fevereiro.

Um dos dentes retirados tinha cerca de 3,89 centímetros, o que o torna o recordista do Guinness como o maior dente do mundo. Oficialmente, o recorde ainda pertence ao croata Mijo Vodopija, cujo dente de 3,72 centímetros de comprimento foi removido em 2018 pelo dentista Max Lukas em uma clínica na Alemanha (o reconhecimento do Guinness World Record só ocorreu mais de um ano depois).

O dente recordista: motivo de problemas para seu proprietário. Crédito: SWINS/Twitter

LEIA TAMBÉM: Médicos extraem 526 dentes de garoto indiano

Como comparação, os dois dentes da frente dos humanos têm, em média, 2,25 centímetros, cerca de 1,63 centímetro menos do que o recentemente removido por Saurabh Srivastava.

Bhavsar relatou que, depois da extração,  recuperou-se completamente e não sofre mais de problemas bucais.