Descoberto ‘acampamento de caça’ neandertal na Península Ibérica

Sítio localizado na região onde hoje está Madri era usado pelos neandertais como ponto de passagem entre o local de captura de suas presas e o local de consumo final

Escavações no abrigo: informações sobre a fauna encontrada começam a ser obtidas. Crédito: Abel Moclán

Um estudo de pesquisadores espanhóis do abrigo rochoso neandertal de Navalmaíllo (Pinilla del Valle, Madri, Espanha), com cerca de 76 mil anos, indica que seus habitantes caçavam principalmente bovídeos e cervídeos grandes. O trabalho, liderado por Abel Moclán, pesquisador do Centro Nacional de Investigação sobre a Evolução Humana (Cenieh, da Espanha), foi publicado na revista Quaternary Science Reviews.

Graças ao estudo de organismos que se decompuseram no local, foi possível caracterizar o sítio como um “acampamento de caça”. Isso significa que era utilizado por esses hominídeos como ponto de passagem entre o local de captura de suas presas e o local de consumo final, onde todo o grupo teria feito uso dos recursos que os grupos de caça obtinham em momentos diferentes.

Diferentes atividades

Cobrindo mais de 300 metros quadrados, esse é possivelmente o maior acampamento neandertal da região. Já haviam sido encontradas ali evidências de diferentes atividades realizadas por esses hominídeos, como a fabricação de ferramentas de pedra ou o uso do fogo, em diversos momentos. Mas ainda pouco se sabia sobre a importância dos restos de fauna encontrados.

Restos da fauna encontrados no abrigo. Crédito: Abel Moclán

“Pudemos mostrar com alto grau de certeza que os neandertais de Navalmaíllo caçavam principalmente grandes bovídeos e cervídeos, que processavam lá e depois transportavam para um segundo ponto de referência. Esse ponto é muito interessante, pois esse tipo de comportamento foi identificado em muito poucos sites na Península Ibérica. Para isso, usamos ferramentas estatísticas muito poderosas, como a inteligência artificial”, disse Moclán.

Saiba mais

+ CPF do remetente deverá constar nas encomendas enviadas pelos Correios
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Astrônomos chegam a consenso sobre a idade do universo
+ Fã ‘faz diagnóstico’ de hérnia em Rafa Kalimann, que confirma
+ Corpo de responsável por câmeras de clube onde petista foi assassinado é encontrado no Paraná
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Veja objetos, símbolos e amuletos que atraem riqueza
+ Anitta conta o que a levou a fazer tatuagem no ânus
+ Ancestral humano desconhecido deixou pegadas estranhas na África