Designer cria braço prostético para motociclistas

Membro biônico é capaz de enviar comandos para a moto, permitindo acelerar, desacelerar ou até mesmo frear sem que o motociclista precise usar a mão

Para o designer Tom Hylton, pessoas com braços amputados que amam andar de moto não deveriam desistir de sua paixão. Hylton percebeu que braços prostéticos comuns não são adequados para pilotar uma motocicleta. Então ele desenvolveu, junto com a Honda, um braço biônico especial para essa função.

O braço é preso no ombro e encaixa-se no guidão, proporcionando aderência à moto. O membro artificial também é capaz de enviar comandos para a moto, permitindo acelerar, desacelerar ou até mesmo frear sem que o motociclista precise usar a mão.

Segundo Hylton, a prótese, a moto e o motociclista comunicam-se entre si para calcular os ângulos de inclinação adequados e ajudar no posicionamento do corpo. Ele também afirmou que o sistema é capaz de ejetar o piloto da moto em caso de acidente.

Hylton também disse que o braço biônico serve para amputações do tipo transumeral, acima do ombro, e a transradial, que é a secção feita entre a articulação do cotovelo e do punho. O designer afirmou que agora está desenvolvendo uma perna biônica para motociclistas.

Braço prostético para motociclistas / Foto: Tom Hylton
Braço prostético para motociclistas / Foto: Tom Hylton

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus