Devastação nos mares do sul

A lista de recordes ligados a eventos climáticos ganhou mais um item em fevereiro: Winston, o ciclone mais poderoso a surgir na metade sul do planeta

Fijiana diante de sua casa destruída pelo ciclone Winston na vila de Namena, ilha de Tailevu. O tufão de categoria 5 teve rajadas de 285 km/h e causou 44 mortes em Fiji, o arquipélago mais castigado

O hemisfério sul conheceu em 2016 o ciclone mais forte já registrado nesta parte do planeta: o Winston, que passou em fevereiro pelos arquipélagos de Vanuatu, Tonga e Fiji, no Oceano Pacífico. O tufão (a denominação que recebem os ciclones formados no Pacífico) registrou ventos de até 230 quilômetros por hora e rajadas de até 285 km/h. Seu potencial destrutivo foi demonstrado em Fiji, cuja principal ilha, Viti Levu, recebeu o ciclone no dia 20, com status de categoria 5 (a máxima da escala), chuvas intensas e ondas de até 12 metros de altura.

Viti Levu abriga a capital do país, Suva, e mais de 600 mil dos 900 mil fijianos. Segundo a imprensa de Fiji, o Winston levou o governo local a decretar toque de recolher durante a passagem do ciclone e a ativar 758 centros de evacuação. Todos os voos para o país, um popular destino de férias para australianos e neozelandeses, foram cancelados pelas empresas aéreas Fiji Airways, Virgin Australia e Jetstar. Houve 44 mortes no arquipélago por causa da passagem do tufão, que deixou Viti Levu sem água nem energia elétrica por cerca de uma semana.

A força destrutiva do Winston está em sintonia com as previsões de que o aquecimento global favorece o surgimento de eventos climáticos extremos mais poderosos. Outro aspecto chamativo, este ainda sem explicação, foi o rumo seguido pelo ciclone: enquanto quase todas as tempestades recentes passaram por Fiji no sentido oeste-leste, o Winston fez o caminho inverso.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


COMPARTILHAR