Neste 22 de abril, a National Geographic se junta à comemoração global do Dia da Terra por meio da campanha O que você faz importa, uma iniciativa regional e multiplataforma que busca inspirar o público a adotar hábitos sustentáveis, reduzir a pegada de carbono individual e proteger o planeta. A National Geographic leva sua mensagem de cuidado e ação pelo meio ambiente a todos os cantos da América Latina com programação especial em seu canal de televisão e uma coleção temática na plataforma de streaming da The Walt Disney Company, novos vídeos que circularão no canal STAR, STAR Premium, STAR Life, FX, ESPN, Fox Sports, Disney Channel, Disney Junior e Disney XD. Por outro lado, também haverá ações no site da National Geographic Brasil, nas redes sociais e no canal YouTube da National Geographic Brasil.

#WorldJump

Este ano, o pontapé inicial das iniciativas para o Dia da Terra é a estreia multiplataforma do vídeo #WorldJump, que convida a comunidade global a refletir sobre o cuidado com o planeta. O vídeo mostra como podemos nos organizar para uma ação coletiva como “dar um salto global” juntos e que também podemos incorporar ações, por menores que sejam, todos os dias para uma mudança positiva e significativa no longo prazo. O vídeo é lançado simultaneamente no dia 22 de abril, às 22h, nos canais lineares da National Geographic, e durante o dia no site da National Geographic Brasil, nas redes sociais e no canal YouTube da National Geographic Brasil. O conteúdo também pode ser visto nos canais STAR Channel, STAR Life, STAR Premium, FX, ESPN, Fox Sports, Disney Channel, Disney Junior e Disney XD. Novos vídeos semanais serão transmitidos durante os meses de abril e maio com foco nos cinco pilares da campanha O que você faz Importa.

Assista ao vídeo aqui:

Coleção temática no Disney+

O serviço de streaming da Disney junta-se às celebrações do Dia da Terra com a estreia de O Segredo das Baleias, uma série documental imperdível que conta com o explorador e fotógrafo da National Geographic, Brian Skerry. A série mergulha nas profundezas do oceano para revelar as intrincadas estruturas sociais e extraordinárias habilidades de comunicação de cinco espécies desses cetáceos. A nova produção original é narrada pela atriz e conservacionista Sigourney Weaver e tem produção executiva do cineasta James Cameron. Como parte da comemoração do Mês da Terra, desde o início do mês, a plataforma também mantém uma coleção especial de conteúdo da National Geographic que aborda questões de natureza e meio ambiente. Entre outros títulos, você pode ver estreias recentes como a série As Várias Faces da Terra, o especial sobre a jovem ativista Greta Thunberg Greta Thunberg: O Futuro é Hoje e o intrigante O Reino da Baleia Azul. Além disso, no dia 23 de abril chega uma nova temporada do especial sobre conservação de espécies em risco, Photo Ark.

TV e plataformas digitais

Na televisão, a National Geographic e a Nat Geo Wild transmitirão uma programação especial que pode ser vista no dia 22 de abril ao longo do dia. A maratona inclui títulos de estreia, como o documentário original sobre a ativista icônica Jane Goodall: O Legado, o documentário Sob o Gelo Fino e o inspirador 2040, bem como episódios de estreia de Photo Ark.

Além disso, no domingo, 4 de abril, a Fox Sports exibiu diretamente da Arábia Saudita, a primeira corrida do Extreme E, categoria de carros elétricos que busca reduzir as emissões de carbono nas competições de esportes motorizados. A temporada vai até dezembro em outros quatro locais também afetados pelas mudanças climáticas (Senegal, Groenlândia, Brasil e Argentina) e pode ser vista nos canais de esportes da companhia, com o objetivo de disseminar a mensagem de conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e a riqueza do nosso mundo de perigos como degelo, desmatamento e poluição plástica dos oceanos, entre outros.

Por outro lado, no site da National Geographic Brasil você poderá acessar artigos, vídeos e galerias de fotos especiais para o Dia da Terra, enquanto poderá conhecer mais sobre a campanha O que você faz Importa e ver o spot #WorldJump .

Da mesma forma, no dia 22 de abril, será realizado no canal YouTube da National Geographic Brasil um show do Dia da Terra que acontecerá nos Estados Unidos e contará com a participação de artistas como Willie Nelson, Ziggy Marley e My Morning Jacket.

A campanha O que você faz importa reforça o compromisso sustentado da National Geographic com a sustentabilidade, baseado em cinco pilares: redução do consumo de energia; evitar plásticos descartáveis; adotar uma dieta balanceada; incorporar meios de transporte sustentáveis; e inspirar e expandir a mensagem, gerando consciência e participação. A campanha foi lançada em outubro do ano passado com a estreia de um curta-metragem original, estrelado por 45 talentos latino-americanas do entretenimento e do esporte, que estimula o público a uma ação coletiva para lutar contra as mudanças climáticas e proteger o planeta.

Essa campanha faz parte do compromisso contínuo da The Walt Disney Company Latin America com o cuidado com o meio ambiente, expresso por meio do Disney Conservation Fund (DCF) e de bolsas concedidas pela National Geographic Society. O DCF anualmente concede fundos para organizações sem fins lucrativos, que lideram atividades e iniciativas de conservação abrangentes e comunitárias para apoiar a proteção de habitats, o estudo da vida selvagem e o desenvolvimento de programas comunitários de conservação e educação em ecossistemas críticos inspirando crianças e famílias a agir pela vida selvagem e pelo planeta. Este ano, o DCF continuou seu compromisso, apoiando 50 organizações conservacionistas que trabalham para proteger mais de 100 espécies em 25 países. Por sua vez, desde 1888, a National Geographic Society apoia projetos que buscam aumentar o conhecimento sobre o planeta e inspirar soluções para o bem comum, por meio do investimento em pessoas ousadas com ideias transformadoras no campo da conservação, exploração, contação de histórias, pesquisa científica e educação.