Dieta à base de vegetais cura enxaqueca severa de paciente

Americano de 60 anos livrou-se da enxaqueca um mês depois de iniciar uma dieta que incluía muitos vegetais de folhas verdes escuras

Enxaqueca: dieta vegetariana com muitas folhas verdes escuras pode ajudar. Crédito: Piqsels

Especialistas em saúde estão pedindo mais pesquisas sobre as ligações entre enxaqueca e dieta depois que médicos revelaram que um paciente americano eliminou enxaquecas severas ao mudar para uma dieta baseada em vegetais. O caso foi relatado na revista BMJ Case Reports.

O paciente, um homem de 60 anos cuja identidade não foi divulgada, disse no artigo que sofreu de enxaquecas debilitantes por mais de uma década, experimentou medicamentos prescritos, ioga e meditação, e cortou os alimentos com potencial para desencadear o problema. No entanto, nada eliminava suas fortes dores de cabeça.

Um mês após o início de uma dieta baseada em vegetais – incluindo muitos vegetais de folhas verdes escuras –, as enxaquecas desapareceram.

Vida de volta

“Sou fotógrafo e as enxaquecas tornavam meu trabalho quase impossível”, disse o homem no artigo publicado na BMJ Case Reports. “Antes de mudar minha dieta, eu sofria de seis a oito enxaquecas debilitantes por mês, cada uma durando até 72 horas. Na maioria dos dias, eu estava tendo uma enxaqueca ou me recuperando de uma. Eu estava ingerindo medicação preventiva, topiramato (anticonvulsivante), e tomava Zomig (antienxaquecoso) quando sentia os primeiros sintomas. Ainda assim, se eu perdesse a janela de medicação de 15-30 minutos, as enxaquecas seriam 12 em 10 e eu poderia acabar na cama em posição fetal. Eu estava desesperado.”

O problema sumiu 30 dias depois do começo da dieta vegetariana. O homem está livre da enxaqueca há mais de sete anos e nem consegue se lembrar da última vez que teve dor de cabeça. “Não sou mais um prisioneiro do meu próprio corpo”, disse ele. “Tenho minha vida de volta. Como um bônus, minha asma melhorou dramaticamente desde que mudei minha dieta, então não tomo mais medicamentos para asma. Também consegui parar de tomar minha medicação para o colesterol.”

Médicos que trataram do paciente sugeriram que pode valer a pena adotar uma dieta baseada em vegetais para aliviar os sintomas da enxaqueca crônica. No entanto, especialistas independentes alertaram que, como se trata de um único caso, é impossível generalizá-lo e a dieta adotada não deve ser considerada uma solução universal para enxaquecas.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago