Divulgados os vencedores de concurso mundial de astrofotografia

Promovido pelo Observatório Real de Greenwich (Inglaterra), o concurso de 2019 recebeu mais de 4.600 trabalhos, enviados de 90 países

A vencedora geral, “Into the Shadow”: composição das 35 fases do eclipse lunar total de 21 de janeiro de 2019 feita por László Francsics. Foto: © László Francsics

O fotógrafo húngaro László Francsics ganhou o título de Fotógrafo do Ano de Astronomia no concurso promovido pelo Observatório Real de Greenwich (Inglaterra). Além de garantir o prêmio máximo de £ 10.000 (cerca de R$ 50 mil), ele terá sua imagem destacada na exibição das fotografias vencedoras, que será inaugurada nesta sexta-feira (13 de setembro) no Museu Marítimo Nacional. O concurso, aberto a fotógrafos profissionais e amadores, aceita inscrições de todo o mundo.

Francsics venceu com “Into the Shadow”, tirada em Budapeste (Hungria). A fotografia mostra uma composição criativa e artística das 35 fases do eclipse lunar total que ocorreu em 21 de janeiro de 2019.

LEIA TAMBÉM: Primeira imagem de buraco negro é revelada por cientistas

A lista de imagens vencedoras de outras categorias e prêmios especiais inclui um notável panorama tirado do topo da montanha Offersøykammen, mostrando a aurora boreal sobre as Ilhas Lofoten, na Noruega, por Nicolai Brügger (Alemanha); uma imagem atmosférica representando o fotógrafo Ben Bush (Reino Unido) com seu cachorro Floyd cercados por Marte, Saturno e o núcleo da Via Láctea; e uma extraordinária sequência de imagens de Marte, que acompanha o progresso da grande tempestade de poeira no planeta, por Andy Casely (Austrália).

Aurora boreal sobre as Ilhas Lofoten (Noruega), foto de Nicolai Brügger vencedora na categoria Auroras. Foto: © Nicolai Brügger

Davy van der Hoeven, de 11 anos, arrebatou o principal prêmio na categoria Jovem Fotógrafo de Astronomia do Ano por uma notável imagem do céu profundo da nebulosa Roseta. Essa nebulosa em forma de flor, está localizada na constelação Monoceros, a 5 mil anos-luz da Terra.

Paixão e devoção

Steve Marsh, editor de arte da “BBC Sky at Night Magazine” e jurado da competição, disse sobre o concurso deste ano: “A cada ano, a competição atrai a mais fascinante astrofotografia tirada em todo o mundo e este ano não foi exceção. A imaginação, paciência e habilidade que claramente entraram em muitas das entradas foram surpreendentes e maravilhosas de se ver. (…) Que a astronomia possa inspirar tanta paixão e devoção é algo de que todos podemos ter muito orgulho.”

Tom Kerss, astrônomo do Observatório Real de Greenwich e jurado da competição, afirmou: “Todo ano o padrão aumenta, e os participantes continuam a encontrar novas maneiras criativas de expressar sua arte. A seleção deste ano contém muitas abordagens exclusivas da astrofotografia – cartas de amor reais para a forma de arte, que ficam com você por muito tempo depois de serem vistas. (…) Com uma coleção tão bonita de se falar, a competição realmente se tornou a ‘Copa do Mundo’ da astrofotografia.”

O fotógrafo britânico Ben Bush levou o prêmio na categoria Gente e Espaço com esta foto em que ele e seu cão Floyd aparecem cercados por Marte, Saturno e o núcleo galáctico da Via Láctea. Foto: © Ben Bush

O Insight Investment Astronomy Photographer of the Year é dirigido pelo Observatório Real de Greenwich em associação com Insight Investment e “BBC Sky at Night Magazine”. Em seu décimo primeiro ano, a competição recebeu um número recorde de mais de 4.600 inscrições, enviadas de 90 países em todo o mundo.

Essas fotografias excepcionais – vencedoras, finalistas ou menções honrosas – são exibidas ao lado de uma notável seleção de 68 imagens selecionadas na grande exposição “Insight Investment Astronomy Photographer of the Year” no Museu Marítimo Nacional. A mostra será encerrada em 26 de abril de 2020.

Votação do público

Os vencedores e as inscrições selecionadas deste ano também serão publicados no livro oficial da competição, disponível exclusivamente nas lojas Royal Museums Greenwich e on-line a partir de 13 de setembro e à venda em livrarias a partir de 7 de novembro.

O holandês Davy van der Hoeven, de 11 anos, venceu na categoria Jovem Fotógrafo de Astronomia do ano com esta foto da nebulosa Roseta. Foto: © Davy van der Hoeven

Pelo segundo ano, admiradores e entusiastas da astrofotografia podem começar a votar online e na exposição no Insight Investment Astronomy Photographer of the Year: People’s Choice Awards 2019 e escolher sua imagem favorita, dentre as 24 pré-selecionadas pela equipe da competição. Os vencedores serão anunciados em fevereiro de 2020.

Para obter informações sobre como participar da competição do próximo ano, os interessados devem visitar o endereço www.rmg.co.uk/whats-on/astronomy-photographer-year/competition. Quem quiser ver todas as imagens vencedoras pode conferi-las em rmg.co.uk/astrophoto-winners-2019.