Dobrou o número de dias com temperaturas acima de 50°C

De 12 anos para cá, os dias com temperaturas acima de 50 graus centígrados em algum lugar do mundo passaram de 14 para 26, e mais regiões entraram nos registros

Reparos em estrada no estado de Washington (noroeste dos EUA) devido ao calor intenso deste ano: temperaturas altas observadas naquela região estão ligadas ao aquecimento global, afirma pesquisador da Universidade de Oxford. Crédito: SounderBruce/Wikimedia Commons

Até 2009, registravam-se 14 dias por ano em que, em algum lugar do mundo, a temperatura havia passado de 50oC. Na última década, o número passou para 26. Até a virada do século, essas temperaturas praticamente eram vistas só no deserto da península árabe. Agora, além da costa mediterrânea, a costa oeste da América do Norte também começa a registrar essas temperaturas. Frederike Otto, da Universidade de Oxford, foi categórico: estes aumentos são 100% consequência do aquecimento global. A notícia é da BBC e há uma versão em português.

O climatólogo James Hansen publica mensalmente sua análise das temperaturas ao redor do mundo. Ontem, saiu a edição referente a agosto. A boa notícia para ele é que o La Niña pode ser mais forte do que o previsto e ajudará a manter as temperaturas do inverno do hemisfério norte mais perto da média. O último inverno foi dos mais quentes na Europa e EUA. Mas, para nós, a notícia é bem ruim porque o La Niña está associado a poucas chuvas no Sudeste e Centro-Oeste.

Hansen diz que a má notícia é a COP em Glasgow com as performances do que ele chama de gas bag politicians (políticos caracterizados pela sua volubilidade): são políticos “que não mostrarão os dados relevantes porque isso revelaria seus desempenhos medíocres. Em vez disso, eles fixam metas climáticas para seus filhos, mas não adotam as políticas que talvez dessem uma chance para que tais metas pudessem ser atingidas.”

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua