Documentários marcam o Dia Mundial da Limpeza

Quatro programas apresentados em 19 de setembro sublinham a importância da limpeza na preservação dos ecossistemas terrestres

"Planeta Azul: A Luta pelos Oceanos": viagem provocante pelos oceanos do planeta. Crédito: National Geographic

Em 19 de setembro celebra-se o Dia Mundial da Limpeza, e o canal por assinatura National Geographic preparou uma programação especial na data, a partir das 14h05, que mostra o impacto do lixo na natureza e no planeta Terra.

Mergulho no Ártico – Esse documentário traça a história de um homem extraordinário, disposto a arriscar sua vida para salvar o norte gelado. Lewis Pugh, embaixador da ONU para os oceanos, é um nadador de resistência à água fria e defensor do oceano. O documentário segue os passos de Pugh em sua jornada para realizar um “exame de saúde no Ártico” e nadar 1 km ao longo da costa da calota de gelo para aumentar a conscientização sobre o impacto catastrófico que a atividade humana está tendo na região. Sua façanha de natação leva Lewis ao limite: 22 minutos em água a -0,7 grau Celsius, vestindo apenas um traje de banho.
Maré de Plástico, Baleia: Morta pelo Plástico – Quando uma baleia rara no Atlântico Norte morre em uma enseada pacífica, os cientistas simplesmente acreditam que acabaram de resgatar um esqueleto incomum para o museu da área. No entanto, a descoberta de 30 sacolas plásticas no estômago torna a notícia mundial. Seu sistema digestivo está totalmente entupido com sacolas de compras, pacotes de batatas fritas e embalagens de sorvete.

Baleia: Morta pelo Plástico investiga como a gigante baleia poderia ter engolido tanto plástico mesmo que ela se alimente em alto-mar e a mais de 1,5 km abaixo da superfície. O que a levou a confundir o lixo doméstico com seus alimentos naturais? E o que isso nos diz sobre o estado de nossos oceanos.

Plástico: Trajetória e Poluição – Em todo o mundo, 78 milhões de toneladas de embalagens plásticas são produzidas por ano, mas apenas 2% é reciclado com sucesso. De acordo com pesquisa da rede britânica Sky News, milhares de toneladas de resíduos plásticos de casas britânicas coletadas para reciclagem foram transportadas e despejadas em várias partes do mundo. O documentário da Sky News, Plástico: Trajetória e Poluição, revela um sistema que torna mais lucrativo exportar plástico para reciclagem do que processá-lo no mercado interno. O custo mais baixo de terra e mão-de-obra em países estrangeiros significa que o plástico é exportado para processamento, mas assim que o lixo sai da costa britânica, ninguém verifica se ele é realmente reciclado.
Planeta Azul: A Luta pelos Oceanos – Uma viagem provocante no reino do oceano, testemunhando este momento crítico em que o mundo marinho está à beira do precipício.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança