Doença misteriosa mata pelo menos 25 cães na Noruega

Autoridades descartaram salmonella, veneno para ratos e contaminação em rações como causas, mas ainda não sabem o que está provocando a morte dos animais

Doença misteriosa mata pelo menos 25 cães na Noruega / Foto: George Hodan / Public Domain Picures

Uma doença misteriosa já matou pelo menos 25 cães na Noruega. As autoridades do país alertaram donos de cachorros a manterem seus animais presos na coleira e evitar contato com outros cães, até que a causa das mortes seja identificada.

Segundo o jornal “The Guardian“, as autoridades ainda não sabem se as mortes são casos isolados ou se foram causadas por alguma doença contagiosa. O que se sabe até o momento é que os cães afetados sofrem vômitos severos e diarreia com sangue. Por enquanto, foram descartadas salmonella e veneno de rato como causas para o problema.

LEIA TAMBÉM: Suicídio canino? Cães pulam de uma ponte na Escócia

Jorun Jarp, diretor do Instituto Veterinário da Noruega, também foi descartada algum tipo de contaminação em ração para cães, já que os cachorros que foram autopsiados haviam sido alimentados com diferentes marcas e tipos de ração.

Uma veterinária patológica, Hannah Jørgensen, disse ao jornal que médicos estão trabalhando sistematicamente e o mais rapidamente possível para descobrir a causa das mortes, mas que o trabalho é difícil porque, até agora, não foram encontradas características comuns óbvias entre os animais examinados. Por exemplo, os cães que morreram são de diferentes partes do país e foram alimentados com diferentes tipos de comida ou ração. “Não temos resultados claros e nem uma conclusão”, disse a veterinária.