Dunas azuis em Marte

Imagem obtida por equipamento da sonda Mars Odyssey mostra o contraste entre as dunas que recebem ou não a luz solar no extremo norte do Planeta Vermelho

Campo de dunas na região polar norte de Marte: as áreas mais frias aparecem em azul, e as iluminadas pelo sol, em tons de amarelo e laranja. Crédito: Nasa/JPL-Caltech/ASU

Um mar de dunas escuras, esculpidas pelo vento em longas linhas, circunda a calota polar norte de Marte e cobre uma área de cerca de 700 mil quilômetros quadrados, tão grande quanto as áreas de Mato Grosso do Sul e Goiás somadas.

Nesta imagem de cores falsas, as áreas com temperaturas mais frias são registradas em tons mais azuis. Já as características mais quentes são representadas em amarelo e laranja. Assim, as dunas escuras aquecidas pelo sol brilham com uma cor dourada. Esta imagem cobre uma área de 30 quilômetros de largura.

A cena combina imagens tiradas durante o período de dezembro de 2002 a novembro de 2004 pelo instrumento Thermal Emission Imaging System, a bordo da sonda Mars Odyssey, da Nasa. Ela é parte de um conjunto especial de imagens que marcam o 20º aniversário da Odyssey, a espaçonave destinada a Marte mais antiga da história.

A localização retratada em Marte é de 80,3 graus de latitude norte e 172,1 graus de longitude leste.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança