Eclipse solar total de hoje terá transmissão ao vivo

Observatório de La Silla, no Chile, um dos que poderão acompanhar o eclipse em sua plenitude. Foto: KszuloFotki/Wikimedia

O eclipse solar total de hoje, o único de 2019, que só será desfrutado em sua plenitude numa área relativamente pequena do Chile e da Argentina, poderá ser acompanhado ao vivo em transmissões pela internet. O fenômeno, que ocorrerá entre 16h23 e 17h39 no horário de Brasília, será transmitido pelos sites do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês: eso.org) e do Museu Exploratorium (exploratorium.edu/pt). O canal do TimeAndDate.com no YouTube também fará a transmissão, a partir das 16h00, assim como o endereço ibm.biz/eclipse2019brasil, a partir das 17h00.

Apelidado de “o grande eclipse latino-americano” e “o evento astronômico do ano”, o eclipse de hoje está associado a uma raridade: é difícil que fenômenos do gênero ocorram em locais com grandes equipamentos astronômicos (foram apenas duas vezes nos últimos 50 anos). Desta vez, ele ocorrerá numa área com nada menos do que 17 observatórios, instalados no deserto do Atacama, cuja atmosfera límpida é privilegiada para esse tipo de atividade.

Com essas condições especiais, o eclipse servirá para diversos experimentos científicos. Um deles é a repetição da experiência de Sobral (CE), realizada há 100 anos e que comprovou o acerto da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein ao registrar o desvio da luz de estrelas distantes provocado pela massa do Sol.

Outros estudos programados abordarão temas como o vento solar e a coroa solar (a parte externa do Sol, normalmente invisível porque é ofuscada pela luz).

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança