Edição 467

    NESTA EDIÇÃO

    Veganismo e vegetarianismo ganham adeptos com uma filosofia que descarta o consumo de carne, sensível ao sofrimento dos animais e à ecologia.

    "O mundo começou e acabará sem o homem", escreveu o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, num alerta para os desastres ambientais decorrentes da globalização e do consumismo.

    A tecnologia norte-americana desenvolvida no projeto BrainGate é capaz de traduzir estímulos elétricos do cérebro e transformá-los em ações no computador. No futuro, por meio dela talvez seja possível devolver o movimento às pessoas que sofrem de paralisia. Há 14 anos, “S3”, que hoje tem 56 anos, sofreu um derrame cerebral. O incidente deixoua tetraplégica [...]

    O mais poderoso supercomputador do mundo.

    O confronto entre os saberes tradicionais e os costumes modernos aflige as minorias étnicas de um dos poucos países comunistas remanescentes no mundo – o Vietnã.

    A humanidade é dominada por três esquizofrênicos que ouviam vozes, olhavam para o céu e achavam que alguém estava falando com eles, afirma um dos maiores nomes da neurociência contemporânea.

    O quadro Jeune Fille Endormie, de 1935, no qual o pintor espanhol Pablo Picasso retratou sua então amante, Marie-Thérèse Walter, vai dar uma ajuda e tanto para o estudo de doenças como a diabete.

    Novos dados preocupantes sobre o clima.

    Semente nativa da América do Sul, o amendoim está no meio de uma grande controvérsia.

    Viagens aéreas panorâmicas em aviões com cabines transparentes.

    No jogo das famílias, os pais são convocados a desempenhar muitos papéis ao mesmo tempo: técnico, goleiro, centroavante, beque, gandula, juiz, empresário, massagista e chefe de torcida.

    A obra de Orozco, um revolucionário mexicano armado de pincéis e tintas, funde-se à história de Guadalajara, a cidade-sede dos próximos Jogos Pan-Americanos, em outubro.

    A água é um elemento fundamental na conexão de vários ecossistemas.

    Os últimos criptojudeus ibéricos resistiram a 500 anos de perseguição escondendose em comunidades pequenas, como Belmonte, terra de Pedro Álvares Cabral.

    Ecologista e político, Al Gore foi vice-presidente dos Estados Unidos e candidato derrotado à Presidência em 2000.

    O Conselho Internacional de Coordenação do Programa O Homem e a Biosfera (MAB).

    COMPARTILHAR
    blog comments powered by Disqus