Edição 469

    NESTA EDIÇÃO

    Uma nova geração de chips neurossinápticos, inspirados no funcionamento das sinapses neuronais, encurta o caminho para o dia em que teremos computadores capazes de aprender com a experiência.

    Dono de um vasto litoral, o Brasil começa – tardiamente – a pesquisar o leito marinho sob sua jurisdição, de olho nos recursos minerais.

    Assim como nós, humanos, e os demais animais, as plantas são seres vivos complexos que lutam pela sobrevivência. Mas por que é tão difícil incluí-las na esfera moral?

    Com a economia aquecida, o Brasil sofre com um grave déficit de engenheiros, uma profissão de futuro promissor na qual está em jogo a continuidade do desenvolvimento do país.

    Após décadas de progresso acentuado, Portugal enfrenta, desde 2008, uma das mais sérias crises econômicas de sua história.

    Israel possui uma das maiores reservas de xisto betuminoso da Terra, e a quantidade de petróleo extraível do querogênio existente nessas rochas praticamente rivaliza com a da Arábia Saudita.

    O nascimento é uma operação simples nos países com menores taxas de mortalidade e de complicações pós-parto, como Japão, Holanda, Inglaterra e Suécia.

    Criada há 40 anos pelo músico austríaco Reinhard Flatischler, a taketina utiliza a execução simultânea de vários ritmos para produzir mudanças em funções essenciais do corpo humano.

    Na costa oriental da África, Madagascar é uma ilha com fartura de recursos ecológicos singulares, mas seus habitantes estão entre os mais pobres do planeta.

    O mais avançado chip de computador, revelado ao mundo pela IBM norte-americana, possui 256 neurônios. Já o cérebro humano possui 100 bilhões de neurônios, pelos quais circulam 100 trilhões de sinapses. Em termos numéricos, portanto, falta muito para termos máquinas com inteligência comparável à humana. Muita gente duvida que a inteligência possa ser replicada mecanicamente. […]

    O país que abriga os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara também é berço dos melhores corredores de megamaratonas do mundo, os índios tarahumaras.

    <b>Joias universais</b> – Com as 25 novas inserções aprovadas este ano, a Lista do Patrimônio Mundial agora inclui 936 sítios inestimáveis ao redor do planeta.

    Em uma sociedade de consumidores cada vez mais críticos e conscientes, a indústria da moda não pode ficar de fora das mudanças sociais.

    Em 21 de agosto, o fotógrafo espanhol Juan Carlos Casado tirou esta foto rara da aurora boreal em uma expedição na Groenlândia.

    Prisioneira ilustre Uma manifestação feita por dezenas de pessoas na frente da Casa Branca, em agosto, contra a expansão do oleoduto Keystone, que leva petróleo do Canadá ao Texas, terminou com pelo menos uma detida famosa: a atriz Daryl Hannah, estrela de filmes como Splash, Wall Street, Blade Runner e Kill Bill. Sentados em uma […]

    ● Mal na foto O primeiro estudo global de armadilhas fotográficas para mamíferos, documentando 52 mil imagens de 105 espécies de sete áreas protegidas nas Américas, na África e na Ásia, foi divulgado em agosto por um grupo internacional de cientistas. As fotos flagram animais livres em momentos variados, mais turistas e caçadores, e constata […]

    CINEMA Melancolia Justine (Kirsten Dunst, foto) e Michael (Alexander Skarsgård) celebram matrimônio na casa da irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg). Apesar dos esforços desta, o casamento termina durante a festa, revelando tensões familiares e aflições metafísicas. Ao mesmo tempo, o planeta Melancolia está prestes a colidir com a Terra ameaçando provocar o fim do mundo. Bom […]

    Destruição da família ● Não me surpreende o artigo que acabo de ler na revista PLANETA, referindo-se à atual situação da família brasileira (“A nova família”, edição nº 468). Minha opinião não está no tradicionalismo do qual fiz parte, mas na evolução e no caminho por ela percorrido nos últimos anos. Costumo dizer que o […]

    COMPARTILHAR
    blog comments powered by Disqus