Edição 491

    NESTA EDIÇÃO

    No alto da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, Vitor Lira e os filhos, Vitória e João, aproveitam a vista da Baía de Guanabara tal como seu avô fazia quando construiu o barraco, em 1930. Infelizmente, a família pode perder a paisagem. Após a implantação, em 2008, de uma Unidade de Pacificação Policial no morro – […]

    Nada é para sempre. Nem a superfície física da Terra. Já houve uma época em que tínhamos um único supercontinente. Daqui a 200 milhões de anos, ele provavelmente será recomposto, com um oceano no meio

    Na Amazônia peruana, a tradição labiríntica do kené, o bordado mítico do povo shipibo inspirado pela cultura do chá de ayahuasca, revela uma arte fascinante que conquista cada vez mais admiradores.

    Grandes escritores são excelentes guias turísticos, com imaginação livre. Uma boa viagem começa com a escolha de um livro adequado para ler no lugar.

    O governo chinês está estimulando a migração de mais de 250 milhões de pessoas do campo para as cidades até 2025, no maior êxodo rural da história da humanidade.

    Com o avanço da idade, nos tornamos mais ingênuos por natureza. Os sistemas de alerta do cérebro falham, aumentando a vulnerabilidade diante de trapaças e golpes financeiros.

    Quem é e o que pensa o português António Damásio, um dos maiores nomes da neurociência atual, sempre em busca de desvendar os mistérios do cérebro, das emoções e da consciência.

    A inauguração do linhão Tucuruí-Macapá-Manaus vai livrar o Norte do Brasil da intermitência elétrica e economizar R$ 2 bilhões por ano de óleo diesel queimado em termelétricas.

    Ornitólogos descobriram 15 aves desconhecidas na região Norte. Um sinal da vastidão da biodiversidade ainda por explorar no Brasil.

    Pela primeira vez, um Estado brasileiro, o Acre, recebe dinheiro diretamente do exterior para preservar floresta.O investimento vem incentivar a produção de borracha natural e atividades extrativistas

    O gás extraído do xisto pelo método do fraturamento hidráulico pode tornar os Estados Unidos autossuficientes em energia em 2035. O mercado está eufórico, mas os ambientalistas estão em pé de guerra.

    Acabou o sossego As Ilhas Cook – um país formado por 15 pequenas ilhas entre a Nova Zelândia e o Havaí – podem ter encontrado a redenção financeira: em troca de uma participação acionária, vão regulamentar o acesso de mineradoras ao seu rico subsolo marinho. Ali estão cerca de 10 bilhões de toneladas de nódulos […]

    Muitos acham São Paulo um caos sem solução. O urbanista Jorge Wilheim, profundo conhecedor das mazelas da metrópole, não partilha desse pessimismo.

    COMPARTILHAR
    blog comments powered by Disqus