Editorial

Caro Leitor

Nesta edição de PLANETA começo uma relação com você que espero seja duradoura. Tenho a missão de substituir o jornalista Luis Pellegrini, colaborador da revista durante 36 anos e duas vezes seu diretor. Luis decidiu, por conta própria, se aposentar para dedicar mais tempo ao desenvolvimento dos seus projetos pessoais, como é seu direito. Seu engano, talvez, foi imaginar que assim se afastaria de nós. Podemos garantir que seus artigos e reportagens continuarão a sair na revista sempre que for possível – como a história da heresia cátara na França medieval publicada nesta edição. Luis encarna como ninguém a vontade de conhecer dos leitores da PLANETA e o queremos sempre por perto.

Da minha parte, prometo empenho para que a revista seja sempre tão surpreendente quanto o mundo que habitamos, como sugere a reportagem de capa “Há outros seres entre nós”. De fato, há muitos, felizmente, e nem sequer os conhecemos. Nas últimas décadas a aceleração da globalização converteu a marcha da evolução num atropelo. Mas há uma legião de biólogos em campo procurando as espécies desconhecidas da biodiversidade nas florestas e nos mares, antes que desapareçam. Em dez anos, 250 mil novas espécies foram descobertas. Na página 34 você vai conhecer terráqueos fascinantes até ontem ignorados pela ciência.

Para fazer esta edição, nossos repórteres correram meio mundo. Além da França, fomos a Dublin, na Irlanda, conferir a fantástica coleção de livros da Chester Beatty Library, à Groenlândia ver o derretimento do gelo na terra dos inuits, e a Portugal para conhecer Lisboa pela mão do poeta Fernando Pessoa. Toda essa diversidade cultural, histórica e biológica você encontra na edição 461. Na PLANETA temos certeza de que um mundo é o bastante para todos nós.

Ricardo Arnt – Diretor de Redação

E-mail: ricardoarnt@planetanaweb.com.br

Veja também
+ Jovem grava momento em que mulher morre sem saber que se tratava de sua mãe
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


COMPARTILHAR