Egito abre “nova” pirâmide para visitação e revela descoberta de sarcófagos

Pirâmide estava fechada desde 1965; dentro da estrutura foram encontrados sarcófagos de argila e madeira com múmias e máscaras funerárias

pirâmide Egito
Sarcófago encontrado na pirâmide curvada / Foto: Divulgação

O Ministério das Antiguidades do Egito reabriu uma pirâmide que estava fechada para visitações desde 1965.

pirâmides EgitoPirâmide curvada em Dahshur / Egito / Foto: Olaf Tausch / Licença CC BY 3.0

A “pirâmide curvada” fica em Dahshur, uma necrópole perto da cidade de Mênfis, no Egito. Ela foi reinaugurada neste sábado (13) pelo Ministro das Antiguidades, Khaled al Anani, que levou um grupo de embaixadores estrangeiros para conhecerem o local, reportou a agência de notícias Al Ahram.

pirâmides Egito
O Ministro das Antiguidades, Khaled al Anani, e embaixadores estrangeiros observam as múmias encontradas na pirâmide curvada / Foto: Divulgação

A pirâmide foi restaurada recentemente e conta com uma passagem de 80 metros que leva a duas câmaras funerárias.

O Ministério também anunciou a descoberta, nesta pirâmide, de um conjunto de sarcófagos de argila e madeira com múmias e máscaras funerárias. Arqueólogos trabalharam entre agosto de 2018 e abril de 2019 na pirâmide para escavar os tesouros arqueológicos escondidos dentro dela.

pirâmide Egito
Sarcófago encontrado na pirâmide curvada em Dahshur / Egito / Foto: Divulgação

A pirâmide tem 4,6 mil anos de idade e tem esse nome por causa de seu formato inusitado, mais arredondada do que outras pirâmides. A construção tem 101 metros de altura e foi construída para o faraó Senefru em 2.600 a.C.