Elon Musk revela protótipo de nave que poderá levar os humanos a Marte

Entre as ideias ousadas da Space X está construir uma base de pesquisa na Lua e até cidades em Marte

Elon Musk revela protótipo da Starship, nave que poderá levar os humanos a Marte / Foto: Space X/Divulgação

O empreendedor e inventor Elon Musk revelou, no sábado à noite, o primeiro protótipo da Starship, nave desenvolvida por sua empresa, a Space X. A apresentação foi feita nos arredores de Boca Chica, no estado americano do Texas.

O objetivo de Musk é que a Starship possa realizar missões tripuladas para a Lua e para Marte nos próximos anos. Está entre as ideias ousadas da companhia construir, futuramente, uma base de pesquisa em nosso satélite e até cidades em Marte.

Segundo o visionário, a Starship deverá fazer um voo suborbital teste de cerca de 20 km de altitude em um ou dois meses. E, se tudo correr bem, a nave poderia realizar um voo tripulado já em 2020.

Para alcançar todos esses objetivos avançados, a Space X promete o foguete mais potente da história, com um motor movido a metano criogênico e oxigênio líquido. A companhia afirma que a nave poderá transportar até 100 pessoas em viagens de longa duração interplanetárias.

A apresentação de Musk rendeu, ainda, uma “alfinetada” da Nasa. Jim Bridenstine, administrador da agência espacial americana, escreveu no Twitter que estava ansioso pelo anúncio da empresa. Mas que, enquanto isso, o programa “Commercial Crew” está com anos de atraso. Isso porque a Nasa contratou a Space X para desenvolver um programa de transporte de tripulação para a Estação Espacial Internacional, o que ainda não aconteceu.

“A Nasa espera o mesmo nível de entusiasmo focado nos investimentos dos contribuintes americanos. É hora de entregar”, escreveu. Elon Musk respondeu que 95% dos esforços da companhia estão voltados a cumprir com o contrato com a Nasa, e somente 5% do foco da Space X está na Starship.

Veja a apresentação completa da Space X sobre a Starship: