Empresa do milionário Jeff Bezos planeja construir estação espacial privada

Empresa do milionário Jeff Bezos planeja construir estação espacial privada
Empresa do milionário Jeff Bezos planeja construir estação espacial privada (Foto: Blue Origin)

A Blue Origin de Jeff Bezos anunciou que pretende lançar uma estação espacial privada que irá abrigar até 10 pessoas na segunda metade da década, enquanto a corrida para comercializar o espaço continua esquentando.

O “Orbital Reef“, descrito em um comunicado à imprensa como um parque comercial de uso misto no espaço que apoiará a pesquisa e a fabricação de microgravidade, é uma joint venture com a empresa espacial comercial Sierra Space e tem o apoio da Boeing e da Arizona State University.

“Por mais de sessenta anos, a NASA e outras agências espaciais desenvolveram voos espaciais orbitais e habitações espaciais, preparando-nos para o início dos negócios comerciais nesta década”, disse o executivo da Blue Origin, Brent Sherwood. “Vamos expandir o acesso, reduzir o custo e fornecer todos os serviços e comodidades necessários para normalizar os voos espaciais.”

O posto avançado privado é um dos vários planejados nos próximos anos, conforme a NASA considera o futuro da Estação Espacial Internacional após a década de 2020.

A agência espacial mantém um contrato com uma empresa chamada Axiom para desenvolver uma estação espacial que inicialmente será acoplada à ISS e, posteriormente, será de voo livre.

De acordo com um informativo divulgado pela Blue Origin, a Orbital Reef voará a uma altitude de 500 quilômetros, ligeiramente acima da ISS, com os habitantes experimentando 32 amanheceres e entardeceres por dia. Ela suportará 10 pessoas em um volume de 830 metros cúbicos, um pouco menor que a ISS, em módulos futurísticos com enormes janelas.

A ISS foi concluída em 2011 e há muito tempo é um símbolo da cooperação espacial EUA-Rússia, embora Moscou tenha recentemente se equivocado sobre o futuro da parceria. Atualmente é classificado como seguro até 2028 e o novo administrador Bill Nelson disse que espera que dure até 2030, quando a NASA quer que o setor comercial o substitua.

Atualmente, a Blue Origin só é capaz de voar para o espaço suborbital com seu foguete New Shepard, que lançou o ator de Star Trek William Shatner além da atmosfera, no início deste mês.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago