Empresa promove exploração sustentável da palmeira-juçara

Da colheita à produção, Juçaí visa garantir um ecossistema equilibrado e investe na conservação da espécie que corria risco de ser extinta

Palmeira-juçara: exploração sustentável para manter a espécie. Crédito: Divulgação

Aos 11 anos de idade, a empresa fluminense Juçaí celebra um marco: a conservação de quase 9 mil palmeiras-juçara (espécie ameaçada de extinção) por ano, ao mesmo tempo que explora a produção sustentável de seus frutos – um alimento orgânico, sem glúten, rico em nutrientes e antioxidantes.

São ao todo 8.942 árvores conservadas da palmeira. A empresa extrai a polpa do fruto e a semente é usada em novos plantios. Neste ano, 6 milhões de sementes foram devolvidas à natureza, e 3.500 mudas da espécie foram disponibilizadas para o replantio da palmeira-juçara na Mata Atlântica, garantindo 100% de suas áreas de produção conservadas nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Outro aspecto que garante a permanência das árvores é o fato de a retirada dos cachos de frutos ser feita cuidadosamente por habilidosos coletores nativos. Eles escalam as palmeiras e deixam sempre nelas 1/3 dos cachos, para que os animais possam se alimentar. Isso beneficia diretamente cerca de 70 espécies de animais.

Com origem em Serrinha do Alambari (RJ), Juçaí trabalha atualmente com 17 produtos, vendidos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no Chile e no Canadá. Ao todo, são mais de 500 pontos de vendas. A empresa zela por remunerações mais justas para seus coletores e pela equidade de gênero em suas fileiras. A marca estima que Juçaí impacta, via cooperativas, mais de 1.000 famílias e produtores rurais.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago