Mananciais protegidos

Rio Piracicaba: um dos beneficiados pelas ações desenvolvidas pela TNC em parceria com Ambev e Coca-Cola Brasil
Rio Piracicaba: um dos beneficiados pelas ações desenvolvidas pela TNC em parceria com Ambev e Coca-Cola Brasil

As empresas de bebidas Ambev e Coca-Cola Brasil anunciaram em março que vão trabalhar com a organização ambiental The Nature Conservancy (TNC) para pôr em prática várias medidas dedicadas a proteger nascentes nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Esses cursos d’água cruzam uma região onde vivem mais de 5 milhões de pessoas e abastecem represas essenciais para a população do interior paulista e da região metropolitana da capital. As medidas incluem a restauração de florestas e solos em áreas de mananciais, o apoio a políticas públicas para a recuperação florestal e o engajamento do produtor rural na preservação das fontes de água. O trabalho começará pela restauração de áreas-chave para a saúde dos mananciais, em propriedades rurais de Jundiaí.

 

Esponjas reaproveitadas

10PL520_EmpresasVerdes2

O Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite, primeiro do mundo a reciclar esse produto (o que antes era considerado inviável), está veiculando a campanha “Limpando Minha Casa”, que premiará os dez participantes que mais coletarem esponjas de limpeza doméstica, independentemente da marca, até 31 de maio de 2016. O sistema de pontuação do programa e da campanha pode ser conhecido no portal terracycle.com.br (pesquise a palavra “esponja”), onde deve ser feito o cadastramento. Todos os valores somados com as coletas são revertidos em doações a escolas e/ou instituições sem fins lucrativos, à escolha dos próprios participantes. O programa já recolheu cerca de 270 mil esponjas usadas.

 

Vegetação recomposta

Mais meio milhão de mudas serão plantadas
Mais meio milhão de mudas serão plantadas

Uma nova etapa da parceria da geradora de energia AES Tietê com a Fundação SOS Mata Atlântica vai possibilitar o plantio de mais de 535 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no interior paulista, por meio do Programa Florestas do Futuro. A parceria já implantou 135 dos 215 hectares previstos, em municípios vizinhos ao reservatório da usina de Promissão. A AES Tietê fornece as mudas e cerca as áreas sob sua responsabilidade, enquanto a SOS Mata Atlântica faz o plantio, mantém e monitora o reflorestamento por cinco anos. A iniciativa prevê a restauração florestal de áreas protegidas privadas, com foco na recuperação de matas ciliares.