Volvo elétrica

O híbrido XC90 já está alinhado ao programa de sustentabilidade da Volvo
O híbrido XC90 já está alinhado ao programa de sustentabilidade da Volvo

A montadora sueca Volvo anunciou em abril que pretende vender, até 2025, 1 milhão de veículos com tecnologia de propulsão elétrica. Cada um de seus modelos teria pelo menos duas versões híbridas. Além disso, a fabricante planeja lançar em 2019 seu primeiro veículo totalmente elétrico. O desenvolvimento de novos veículos híbridos e elétricos faz parte da revisão do programa de sustentabilidade da Volvo, que inclui: neutralizar emissões de suas operações até 2025; ter 35% de postos de liderança ocupados por mulheres até 2020; avançar em direção à visão de que, em 2020, ninguém será morto ou gravemente ferido em um veículo Volvo; e trabalhar com parceiros internacionais para promover a sustentabilidade.

 

Acesso à água potável

7_PL521_EmpresasVerdes2

O Programa Água Pura para Crianças, da multinacional P&G, dedicado a fornecer água potável a pessoas sem acesso à água limpa, chegou a 10 bilhões de litros distribuídos no mundo. Com isso, a empresa doou mais US$ 1 milhão ao programa, que vão financiar 100 milhões de litros adicionais de água pura. Criada em 2004, a iniciativa atua em 20 países, em parceria com ONGs, governos e instituições privadas. No Brasil, a P&G trabalha com as ONGs ChildFund e FAS para doar sachês a mais de 36 mil pessoas sem acesso a água potável em comunidades carentes do Vale do Paraíba (MG) e de Manaus (AM).

 

Loja sustentável

Loja da quem disse, berenice? no Shopping Cidade São Paulo: certificação LEED Platinum
Loja da quem disse, berenice? no Shopping Cidade São Paulo: certificação LEED Platinum

A loja da marca de maquiagem quem disse, berenice?, do Grupo Boticário, situada no Shopping Cidade São Paulo, na capital paulista, conquistou em março a maior certificação internacional para construções sustentáveis, LEED Platinum, na categoria CI Retail. A avaliação reconhece todas as ações implementadas em eficiência energética, gestão de recursos hídricos, redução das emissões de gases-estufa, melhoria da qualidade de ar interno e gestão de recursos naturais. Os destaques da loja, de 48 m2, incluem o uso de materiais mais sustentáveis, inclusive na fabricação do mobiliário, e a iluminação controlada por sensores de presença e ativada segundo programação de horários.

 

Pesquisa de ponta

7_PL521_EmpresasVerdes4

A multinacional francesa Saint-Gobain inaugurou em abril seu primeiro Centro Transversal de Pesquisa e Desenvolvimento no hemisfério sul, em Capivari (SP). No edifício, preparado para receber a certificação de construção sustentável LEED, de início 15 profissionais trabalham em dois grupos de pesquisa. O primeiro, Ciência dos Materiais, dispõe de um laboratório analítico que identifica várias características de materiais, como composição química, estrutura e propriedades físicas. O segundo, Física das Edificações, estuda sistemas construtivos que contemplam estudos em eficiência energética, impacto ambiental e conforto dos usuários. Eles também integram aspectos específicos como disponibilidade de matérias-primas, especificidades dos aplicadores e instaladores, atendimento a normas técnicas e necessidades dos consumidores e do mercado.

 

Aplicativo de gestão pública

7_PL521_EmpresasVerdes5

O aplicativo VcSBC, que possibilita à população de São Bernardo do Campo (SP) monitorar e solicitar à prefeitura local serviços de zeladoria urbana, conquistou o Governarte 2015: Prêmio Eduardo Campos na categoria “Cidades e Big Data”. O prêmio é concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) às melhores e mais inovadoras práticas de gestão pública elaboradas por governos municipais da América Latina e do Caribe ligadas ao big data e ao registro de pessoas. Lançado em junho de 2015, o VcSBC usa o sistema ZUP (Zeladoria Urbana Participativa), plataforma criada pelo Instituto TIM que permite aos moradores da cidade ajudar agentes públicos a reunir informações, planejar, executar e fiscalizar 114 serviços, como limpeza de bueiros, coleta de entulho e poda de árvores.

 

Reciclagem de bordo

Os aviões da Azul também vão destinar latas de alumínio à reciclagem em Guarulhos
Os aviões da Azul também vão destinar latas de alumínio à reciclagem em Guarulhos

A Azul Linhas Aéreas ampliou seu projeto ReciclAzul, de reciclagem de latas de alumínio do serviço de bordo, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). O projeto já incluía os aeroportos de Viracopos (Campinas) e Confins (Belo Horizonte). Em Guarulhos, o ReciclAzul tem apoio da GRU Airport, gestora do terminal, que recebe as latas em um contêiner e as encaminha a uma cooperativa da região. A bordo, os comissários de voo anunciam a coleta das embalagens em sacos de lixo amarelos, para distingui-los daqueles em que são colocados os demais resíduos. Única empresa aérea brasileira a reciclar resíduos de bordo, a Azul destina o valor arrecadado a ações sociais. Iniciado em julho de 2014, o ReciclAzul recolheu em um ano e meio cerca de quatro toneladas de alumínio.