Um olhar mais atento aos oceanos subterrâneos da lua Encélado, sexto maior satélite natural de Saturno, revela que eles provavelmente têm temperatura, teor de sal e acidez semelhantes aos oceanos aqui da Terra.

Além desses fatores favoráveis para a vida, altas concentrações de gases orgânicos, levam os cientistas a acreditar que poderiam abrigar vida microbiana, segundo um novo estudo da Universidade de Washington, divulgado em comunicado de imprensa.

Até agora, os oceanos subterrâneos da Encélado eram considerados inóspitos e totalmente inadequados para a vida devido a análises feitas pela sonda Cassini da Nasa, feitas no ano passado.

Mas o novo estudo, que será apresentado na conferência de astrobiologia AbSciCon na próxima semana, revela uma composição química diferente da averiguada pela sonda, questionando a leitura anterior das condições da lua.

Como a maioria das vidas na Terra funciona melhor dentro da água ou consumindo água com pH quase neutro, condições similares em Encélado poderiam ser encorajadoras para que houvesse vida ali também, embora nenhum sinal tenha sido visto ainda.