Era uma vez… a Apollo 13 na Lua

Artista cria cena que poderia ter sido real se a missão lançada há exatos 50 anos houvesse chegado ao nosso satélite

Concepção artística da missão Apollo 13 na Lua: se tudo houvesse ocorrido como esperado há 50 anos, provavelmente veríamos uma cena parecida com essa em foto. Crédito: Nasa

A Apollo 13 foi lançada em 11 de abril de 1970, em uma jornada para se tornar a terceira tripulação a pousar na Lua. A equipe nunca conseguiu. A missão ficou conhecida como “um fracasso bem-sucedido”, que viu o retorno seguro de sua tripulação, apesar de uma explosão catastrófica.

A dramática história dessa missão foi retratada no filme Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo, de 1995. Indicada ao Oscar de melhor filme daquele ano, a obra, dirigida por Ron Howard, foi estrelada por Tom Hanks, Kevin Bacon, Bill Paxton, Gary Sinise e Ed Harris.

A concepção artística apresentada acima – da Teledyne Ryan Aeronautical, em San Diego, Califórnia – mostra dois astronautas da Apollo 13 explorando a superfície da Lua. No fundo, ao centro, encontra-se o Módulo Lunar Apollo 13, nas montanhas acidentadas ao norte da região da cratera de Fra Mauro.

LEIA TAMBÉM: Lua é mais velha do que se pensava, revelam rochas da missão Apollo

Cinquenta anos depois, a Nasa está compartilhando uma variedade de recursos, reconhecendo o triunfo da equipe de controle da missão e dos astronautas e analisando como essas lições podem ser aplicadas ao programa Artemis. Esse projeto levará a primeira mulher e o próximo homem à Lua até 2024.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança