ESA divulga nova foto impressionante de Marte

Imagem mostra as diferenças geográficas entre os polos norte e sul do planeta, que se traduzem em um dos maiores mistérios relacionados ao Planeta Vermelho

Nova imagem de Marte, da Agência Espacial Europeia

A Agência Espacial Europeia divulgou uma nova imagem de Marte. A foto mostra o polo norte do planeta coberto de nuvens e o terreno cheio de crateras mais ao sul.

A imagem foi feita pela sonda Mars Express, que está orbitando o Planeta Vermelho desde 2003 e já mandou outras fotos de tirar o fôlego.

Esta nova fotografia foi registrada em junho de 2019, quando a câmera da Mars Express tirou várias imagens de visão global do planeta.

O topo da imagem mostra o polo norte de Marte, que está permanentemente coberto por uma “capa” de água congelada e de dióxido de carbono, que fica mais espessa durante o inverno e mais fina durante o verão.

Os diferentes tons e colorações são um reflexo das características físicas e químicas distintas dos materiais que compõem a superfície do planeta.

Os hemisférios norte e sul de Marte são separados por uma fronteira nítida formada por cânions, penhascos e escarpas e montes com topos planos conhecidos como “mesas”.

Enquanto o norte é caracterizado por planícies sem marcas de impacto, o que demonstra um terreno relativamente jovem, o sul é mais antigo e mostra sinais de crateras intensas.

LEIA TAMBÉM: Sonda mostra dunas do polo norte de Marte

Essa diferença entre os dois hemisférios é conhecida como a dicotomia de Marte e é um dos maiores mistérios sobre o Planeta Vermelho.