ESO mostra a sofisticada arquitetura de uma galáxia exemplar

Galáxias espirais de grande design como a Messier 99, retratada aqui, com a perfeição de suas formas, não são nada comuns no universo

Messier 99: perfeição nas formas de uma galáxia espiral. Crédito: ESO

A galáxia NGC 4254, ou Messier 99, situada na direção da constelação de Coma Berenices (a Cabeleira de Berenice), é o belo espetáculo cósmico captado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) mostrado na foto acima.

A Messier 99 é especial devido à sua classificação como galáxia espiral de grande design. Ela exibe uma espécie de arquitetura galáctica que apresenta braços proeminentes e bem definidos que envolvem claramente o centro da galáxia. Apenas 10% de todas as espirais são desse tipo, o que torna incomuns objetos como a Messier 99. A justificativa por trás da categorização da Messier 99 é clara nesta imagem. Podemos ver nela braços fortes e brilhantes que rodopiam no espaço escuro circundante e que são facilmente identificáveis como um número de estruturas diferentes e coerentes.

Esta imagem foi criada como parte do programa Joias Cósmicas do ESO. Essa iniciativa visa obter imagens de objetos interessantes, intrigantes ou visualmente atrativos, utilizando os telescópios do ESO, para efeitos de educação e divulgação científica. O programa utiliza tempo de telescópio que não pode ser usado em observações científicas. Todos os dados coletados também podem ser adequados para fins científicos e são, por isso, postos à disposição dos astrônomos através do arquivo científico do ESO.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago