ESO mostra uma superbolha estrelada

A enorme bolha de hidrogênio Sh 2-305 está associada a outras cinco formações desse gênero num imenso complexo de formação estelar na constelação de Perseu

Sh 2-305: bolha quente de hidrogênio associada à formação de estrelas. Crédito: ESO

A área do céu com um brilho suave retratada acima é, na verdade, uma bolha quente de hidrogênio. Chamada Sh 2-305, ela foi bombardeada por radiação intensa emitida por estrelas próximas. Nuvens de gás desse tipo são conhecidas como nebulosas de emissão ou regiões HII (pronuncia-se “H-dois”).

A radiação emitida se situa na região ultravioleta do espectro eletromagnético. Acredita-se que ela emane de pelo menos duas estrelas do tipo O, o que corresponde às estrelas mais brilhantes e quentes que conhecemos.

Tais objetos podem ter até 90 vezes a massa do Sol e brilharem um milhão de vezes mais intensamente do que a nossa estrela.

Juntamente com cinco bolhas vizinhas, a Sh 2-305 pertence a um complexo gigantesco de nuvens densas de gás e poeira e, a uma escala maior, a um anel enorme chamado superconcha de formação estelar GS234-02 (situado no braço da constelação de Perseu).

Esta imagem foi obtida no âmbito do programa Joias Cósmicas do ESO, uma iniciativa que visa produzir imagens de objetos interessantes, intrigantes ou visualmente atrativos, utilizando os telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO), para efeitos de educação e divulgação científica. O programa utiliza tempo de telescópio que não pode ser usado em observações científicas. Todos os dados coletados também podem ser adequados para fins científicos e são disponibilizados aos astrônomos por meio do arquivo científico do ESO.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago