Estação Espacial Internacional sofre vazamento no banheiro

Esse problema tão mundano foi enfrentado pela tripulação de astronautas durante a instalação do novo Sistema Universal de Gestão de Resíduos

Novo Sistema Universal de Gestão de Resíduos (UWMS), da ISS: menor, mais leve, mais limpo e mais eficiente

Alguns problemas da vida comum na Terra também são sofridos no espaço sideral. Mais exatamente a cerca de 250 milhas acima da superfície do planeta, a equipe da Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês) teve problemas de vazamento no banheiro quando fez as alterações no seu sistema.

De acordo com um blog da NASA, a equipe da ISS estava tentando instalar o novo Sistema Universal de Gestão de Resíduos (UWMS, da sigla em inglês), um modelo de sanitário de última geração, menor, mais leve, mais limpo e mais eficiente do que o que eles tinham desde 2008 e que já precisava de melhorias.

Na semana passada, um grupo de astronautas tentou montá-lo e enfrentou algumas complicações. A grosso modo, um dos canos de água vazou, enviando cerca de 9,5 litros de água à deriva em toda a estação. A tripulação trabalhou rapidamente para absorver a água com toalhas. E consertou o vazamento sem muita dificuldade.

O UWMS está sendo extensivamente testado na ISS porque deve ser instalado na próxima estação espacial lunar da NASA, chamada Orion, a ser construída na próxima década.

blog comments powered by Disqus