Estrada romana submersa é descoberta na Lagoa de Veneza

Via de pouco mais de 1,1 km foi localizada na área conhecida como Canal de Treporti

O local onde hoje está a cidade de Chioggia (acima) era uma das extremidades da estrada romana descoberta. Crédito: Sven Scharr/Wikimedia Commons

Uma estrada romana submersa foi encontrada por pesquisadores italianos na Lagoa de Veneza. A descoberta sugere que extensos assentamentos podem ter existido na área séculos antes da fundação de Veneza, no século 5 d.C. O estudo a esse respeito foi publicado na revista Scientific Reports.

Durante a era romana, grandes áreas da Lagoa de Veneza atualmente submersas eram acessíveis por terra. Artefatos romanos foram encontrados em ilhas e cursos d’água, mas a extensão da ocupação humana da lagoa durante o domínio de Roma não era clara.

Ao mapearem o fundo da lagoa por meio de sonar, Fantina Madricardo, do Centro Nacional de Pesquisa (CNR) e do Instituto de Ciência Marinha (Ismar), e seus colegas descobriram 12 estruturas arqueológicas alinhadas na direção nordeste por 1.140 metros, em uma área da lagoa conhecida como Canal de Treporti. As estruturas tinham até 2,7 metros de altura e 52,7 metros de comprimento.

Esquerda: reconstituição da estrada romana no Canal de Treporti na Lagoa de Veneza feita com base nos dados reunidos. Direita: a mesma área agora submersa. Créditos: Antonio Calandriello e Giuseppe D’Acunto (esquerda); Fantina Madricardo (direita)
Estruturas adicionais

Levantamentos anteriores do Canal de Treporti revelaram pedras semelhantes às pedras de pavimentação usadas pelos romanos durante a construção de estradas. Isso indica que as estruturas podem ser alinhadas ao longo de uma estrada romana.

Os pesquisadores descobriram ainda quatro estruturas adicionais no Canal de Treporti com até quatro metros de altura e 134,8 metros de comprimento. Com base em suas dimensões e na semelhança com estruturas descobertas em outras áreas, a maior dessas estruturas é considerada uma potencial estrutura de porto, como um cais.

Os resultados sugerem que um assentamento permanente pode ter existido no Canal de Treporti durante a era romana. De acordo com os autores, a estrada pode ter sido ligada a uma rede mais ampla de estradas romanas na região do Vêneto. Ela seria usada por viajantes e marinheiros para trafegar entre a atual cidade de Chioggia e a parte norte da Lagoa de Veneza.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago