Estreias marcam Dia Internacional Contra as Mudanças Climáticas na TV

A adolescente sueca Greta Thunberg e as ameaças aos mares e à sobrevivência de comunidades inuítes no Ártico protagonizam os documentários exibidos na data

Greta Thunberg: uma das atrações do National Geographic no Dia Internacional Contra as Mudanças Climáticas. Crédito: NatGeo/Divulgação

O Dia Internacional Contra as Mudanças Climáticas, celebrado em 24 de outubro, vai receber destaque no canal por assinatura National Geographic. Com início às 21 horas, a programação dedicada à data envolve a estreia de três documentários: “Greta: o Futuro É Hoje”, “Mares Intocados: O Poder da Proteção” e “Ártico Ameaçado”, este último com produção executiva do dr. Enric Sala, fundador do projeto Pristine Seas da National Geographic. Com histórias de ativistas, informações sobre projetos de conservação e dados reveladores sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta, o especial convida o público a aprender mais, refletir e agir para combater esse problema ambiental em escala global.

“Greta: o Futuro É Hoje” conta a história de vida de Greta Thunberg, a adolescente sueca ujas ações inspiraram um movimento global que promove a luta contra as mudanças climáticas como nunca antes. Indicada este ano e pela segunda vez para o Prêmio Nobel da Paz, Thunberg se tornou um ícone global do ativismo. Em apenas 16 meses, ele se encontrou com chefes de Estado nas Nações Unidas, teve uma audiência com o papa Francisco, confrontou o presidente dos Estados Unidos e liderou uma greve global contra as mudanças climáticas envolvendo 4 milhões de pessoas.

LEIA TAMBÉM: Mudança climática pode ter extinto as primeiras espécies humanas

Salvar os oceanos

“Mares Intocados: O Poder da Proteção”, que vai ao ar às 21h45, traz uma visão abrangente do projeto Pristine Seas, criado em 2008 pelo explorador da National Geographic Enric Sala com o propósito de proteger os últimos lugares selvagens dos oceanos. Desde sua fundação, o programa já liderou mais de 30 expedições e colaborou na proteção de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados de oceanos em 22 áreas protegidas. O especial acompanha Sala e sua equipe de biólogos marinhos, exploradores e cineastas em suas viagens ao redor do mundo para tentar salvar o oceano.

Às 22h30, será a vez de “Ártico Ameaçado”, programa que revela a luta das comunidades inuítes para proteger o Ártico, seu lar por séculos e que agora está desaparecendo rapidamente. Filmado ao longo de quatro anos, o documentário apresenta depoimentos de líderes da comunidade inuíte, caçadores tradicionais e ativistas.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança