Estrelas recém-nascidas despertam em Órion B

Foto do telescópio espacial Hubble flagra um agitado ponto do céu onde novas estrelas estão surgindo

Herbig-Haro em Órion B: associado ao início da vida das estrelas.

Situado dentro da nossa galáxia, a Via Láctea, o objeto Herbig-Haro retratado acima é um turbulento local de nascimento de estrelas em uma região conhecida como complexo da nuvem molecular Órion B, localizada a 1.350 anos-luz de distância.

Os objetos Herbig-Haro (HH) são manchas brilhantes de nebulosidade associadas a estrelas recém-nascidas. Eles se formam quando jatos estreitos de gás parcialmente ionizado ejetado por estrelas colidem com nuvens próximas de gás e poeira. Esta imagem do Herbig-Haro Jet HH 24  foi obtida pelo telescópio espacial Hubble em 2015.

Quando as estrelas se formam dentro de nuvens gigantes de hidrogênio molecular frio, parte do material ao redor entra em colapso sob a gravidade para formar um disco rotativo achatado que circunda a estrela recém-nascida.

Embora mais tarde os planetas congelem no disco, nesse estágio inicial a protoestrela está se alimentando do disco com um apetite voraz. O gás do disco “chove” sobre a protoestrela e a engole. O material superaquecido se espalha e é disparado para fora da estrela em direções opostas ao longo de uma rota de fuga organizada – o eixo de rotação da estrela.

As frentes de choque se desenvolvem ao longo dos jatos e aquecem o gás circundante a milhares de graus. Os jatos colidem com o gás e a poeira ao redor e desobstruem vastos espaços. O processo pode ser comparado ao de uma corrente de água que penetra em uma colina de areia.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua