Estrelas recém-nascidas despertam em Órion B

Foto do telescópio espacial Hubble flagra um agitado ponto do céu onde novas estrelas estão surgindo

Herbig-Haro em Órion B: associado ao início da vida das estrelas.

Situado dentro da nossa galáxia, a Via Láctea, o objeto Herbig-Haro retratado acima é um turbulento local de nascimento de estrelas em uma região conhecida como complexo da nuvem molecular Órion B, localizada a 1.350 anos-luz de distância.

Os objetos Herbig-Haro (HH) são manchas brilhantes de nebulosidade associadas a estrelas recém-nascidas. Eles se formam quando jatos estreitos de gás parcialmente ionizado ejetado por estrelas colidem com nuvens próximas de gás e poeira. Esta imagem do Herbig-Haro Jet HH 24  foi obtida pelo telescópio espacial Hubble em 2015.

Quando as estrelas se formam dentro de nuvens gigantes de hidrogênio molecular frio, parte do material ao redor entra em colapso sob a gravidade para formar um disco rotativo achatado que circunda a estrela recém-nascida.

Embora mais tarde os planetas congelem no disco, nesse estágio inicial a protoestrela está se alimentando do disco com um apetite voraz. O gás do disco “chove” sobre a protoestrela e a engole. O material superaquecido se espalha e é disparado para fora da estrela em direções opostas ao longo de uma rota de fuga organizada – o eixo de rotação da estrela.

As frentes de choque se desenvolvem ao longo dos jatos e aquecem o gás circundante a milhares de graus. Os jatos colidem com o gás e a poeira ao redor e desobstruem vastos espaços. O processo pode ser comparado ao de uma corrente de água que penetra em uma colina de areia.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago