Estudantes da universidade chinesa de Tsinghua, em Pequim, criaram uma bicicleta autônoma, que anda sozinha, se equilibra, desvia de objetos e responde a comandos de voz.

A bicicleta tem um chip que combina software convencional como uma rede artificial inspirada na neurologia, capaz de detectar obstáculos em seu caminho e controlar o equilíbrio do veículo.

Veja um vídeo mostrando a bicicleta em ação:

https://www.youtube.com/watch?v=nkDj2Q0buyg

Os pesquisadores sugerem que essa arquitetura de chip híbrida usada na bicicleta será crucial para o futuro da inteligência artificial, talvez até fornecendo um caminho para a inteligência artificial geral, que é a inteligência de máquinas com a capacidade de entender ou aprender qualquer atividade intelectual que um humano seria capaz de compreender.

A China vem fazendo grandes avanços no desenvolvimento de tecnologia de design de chips. O país vem batalhando para construir sua própria indústria de chip, importante na guerra comercial da China com os Estados Unidos. Os pesquisadores da nação asiática querem demonstrar que eles são capazes de produzir chips de inteligência artificial avançados, da mesma maneira como os países mais desenvolvidos tecnologicamente.

A pesquisa demonstrando como o chip da bicicleta funciona foi publicada na revista Nature.

 

Fonte: MIT Technology Review