Na Austrália, antes da pandemia, aproximadamente 24% dos funcionários estavam envolvidos em algum grau de trabalho em casa, o chamado home office ou trabalho remoto. Esse número saltou para 41% durante a pandemia de covid-19, com taxas mais altas nos estados que fizeram lockdowns severos.

Como muitos de nós continuamos trabalhando em casa, apesar de muitas das restrições do covid terem sido removidas na maior parte do mundo, um novo estudo da Universidade La Trobe (Austrália) sobre estratégias eficazes para combinar o trabalho em casa com o trabalho no escritório, escola, fábrica ou loja fornece conselhos muito necessários.

Publicado na revista Industrial Health, o estudo, liderado pela professora associada Jodi Oakman (chefe do Centro de Ergonomia e Fatores Humanos da Universidade La Trobe), identificou estratégias de trabalho ideais para pessoas que trabalham em casa durante a pandemia.

Gestores e não gestores de diversos setores foram convidados a participar de grupos focais. De acordo com Oakman, as experiências da maioria dos participantes foram mais negativas do que positivas, em parte devido a lockdowns extremos, incluindo toques de recolher, com o fechamento de creches e escolas compondo suas experiências de trabalho em casa.

Limites desfocados

Alguns dos aspectos negativos do trabalho em casa durante a pandemia identificados no relatório incluem:

* Desfocar os limites (trabalhar mais horas e nos fins de semana), invasão de privacidade (usar webcam e telefone privado para o trabalho) e trabalho que interfere nas responsabilidades do cuidador;

* Tanto gerentes quanto não gerentes relataram exaustão associada ao aumento da jornada de trabalho e longos períodos de trabalho sem afastamento;

* Resultados negativos de saúde física, como aumento da dor musculoesquelética e ganho de peso;

* Diminuição na produtividade, devido aos efeitos negativos do bem-estar mental do trabalho em casa;

* Sensação de isolamento e desconexão do trabalho, principalmente para aqueles que moram sozinhos em confinamento que não puderam socializar;

* Impacto financeiro negativo para os funcionários resultante do aumento das contas de serviços públicos e compra de equipamentos adicionais.

Vínculo aumentado

A lista de efeitos positivos inclui:

* Melhor interação entre vida profissional e pessoal, principalmente para funcionários que não estavam em situações de lockdown obrigatório, incluindo flexibilidade para acomodar responsabilidades dos pais, tarefas domésticas, passear com cães e fazer exercícios;

* Acesso aprimorado a oportunidades de networking e desenvolvimento profissional por meio de conferências e seminários online que antes eram inacessíveis devido a locais no exterior;

* Aumento do vínculo da equipe devido às reuniões online, que forneceram informações sobre a vida privada dos funcionários;

* A introdução de plataformas de comunicação online, como Microsoft Teams e Zoom, resultou em uma melhor comunicação dentro das equipes e entre departamentos, bem como na colaboração entre empresas;

* Aumento da produtividade – devido ao fato de a equipe trabalhar mais dias e não se distrair no escritório – contribuiu para o impacto financeiro positivo para as organizações de empregadores.

No entanto, o estudo descobriu que estratégias efetivas iniciadas no local de trabalho para otimizar o trabalho em casa incluíam suporte gerencial de horários de trabalho flexíveis; fornecimento do equipamento necessário com suporte de tecnologias da informação e comunicação (TIC); comunicação online regular; ajustes de gestão de desempenho; e formação de gestores.