Estudo britânico identifica duas novas espécies de dinossauros

Pertencentes à família dos espinossaurídeos, espécimes encontrados na Ilha de Wight tinham cerca de nove metros de comprimento

Concepção artística dos espinossaurídeos Ceratosuchops inferodios (primeiro plano) e Riparovenator milnerae (segundo plano). Crédito: Anthony Hutchings

Estudo liderado por paleontólogos da Universidade de Southampton identificou fósseis de dinossauro encontrados na Ilha de Wight, no Reino Unido, como pertencentes a duas novas espécies.

A investigação, publicada na Scientific Reports, permitiu associar os fósseis descobertos na praia de Brighstone, ao longo de vários anos, com o grupo de dinossauros terópodes da família dos espinossauros, que tinham características que lhes permitiam caçar na terra e na água.

No total, o conjunto identificado no estudo divulgado é composto por cerca de 50 ossos recuperados por colecionadores e por uma equipe do Dinosaur Isle Museum, em Sandown, onde ficarão em exibição.

Ecologia diversa

O único esqueleto de um espinossaurídeo existente no Reino Unido foi descoberto em 1983 numa pedreira em Surrey, tendo sido recuperados apenas mais alguns dentes e ossos isolados.

Embora os esqueletos estejam incompletos, os pesquisadores estimam que os dinossauros mediam cerca de nove metros de comprimento, diz o estudo, ao admitir também que os espinossaurídeos podem ter evoluído pela primeira vez na Europa, antes de se dispersarem pela Ásia, África e América do Sul.

“Esse trabalho reuniu universidades, o Dinosaur Isle Museum e o público para revelar esses incríveis dinossauros e a ecologia diversa da costa sul da Inglaterra, de 125 milhões anos atrás”, salientou Neil Gostling, da Universidade de Southampton, que supervisionou a investigação.

Martin Munt, curador do Dinosaur Isle Museum, classificou a descoberta de grande relevância para consolidar o estatuto da Ilha de Wight como um dos principais locais de fósseis de dinossauros em toda a Europa.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua