Centenários devem ficar em clínicas, casas de repouso e/ou sob os cuidados da família? Esse decididamente não é o caso de Hazel McCallion, ex-prefeita de Mississauga (cidade canadense de 800 mil habitantes vizinha a Toronto), de 101 anos. “Hurricane Hazel”, como é conhecida em seu país, foi reconduzida recentemente para um mandato de três anos como diretora e representante federal no conselho de administração da Greater Toronto Airports Authority (GTAA). Essa operadora é responsável pelo Aeroporto Pearson, o maior do país, localizado em Mississauga e que serve Toronto.

McCallion foi prefeita de Mississauga por 36 anos (1978-2014). Ela foi nomeada membro da Ordem do Canadá em 2005 e recebeu o título honorário de doutora em Direito pela Universidade de Toronto em 2010. É conselheira especial da Universidade de Toronto em Mississauga desde 2015.

Forma de manter-se ocupada

Conhecida pelo estilo agressivo de governar, McCallion já recebe homenagens ainda em vida: uma escola, uma biblioteca, um desfile e um time de beisebol levam seu nome. Um projeto de veículo leve sobre trilhos denominado Hazel McCallion Line foi anunciado em fevereiro. Por ocasião do 100º aniversário da política, em 2021, o primeiro-ministro de Ontário (província onde está Toronto), Doug Ford, descreveu-a como o “ícone do Canadá”. “Eu a amo, ela é uma mentora e me ensinou muito e está sempre lá para todos”, disse ele.

Ao anunciar a recondução, o ministro dos Transportes canadense, Omar Alghabra, destacou a vasta experiência de McCallion e o papel importante que ela tem desempenhado na supervisão e orientação do Aeroporto Pearson.

Desde que deixou a prefeitura, em 2014, McCallion faz parte de vários conselhos do setor privado, além do da GTAA. Ela disse que gosta de se manter ocupada com seu trabalho nessas entidades. Também declarou que ainda cuida de afazeres domésticos e pratica jardinagem – atividades que define como ótimas formas de se exercitar e manter-se humilde. Ficam as dicas para quem conseguir se aventurar na vida e no trabalho além dos 100 anos.